Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Caixa Econômica Federal não está liberando recursos para financiamentos imobiliários

Compartilhe esta notícia:

A Caixa garantiu que regularizará a liberação da verba para as operações da linha Pró-Cotista já aprovadas. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

O telhado de vidro do mercado imobiliário vem tirando o sossego de compradores que tiveram financiamentos aprovados pela CEF (Caixa Econômica Federal), mas ainda aguardam as assinaturas de suas escrituras e a liberação do dinheiro.

A espera pelos recursos pode chegar a três meses, caso a aquisição seja pelo Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) – a linha Pró-Cotista – que tem recursos para financiamentos destinados a trabalhadores com contas vinculadas ao FGTS, para a compra ou a construção da casa própria de até 750 mil reais. A linha tem taxas de juros que variam de 7,85% a 8,85% ao ano.

Fontes da instituição financeira informaram que gerentes de todo o País enfrentam dificuldades para “rodar” os contratos de financiamento pelo sistema on-line devido à carência de recursos do banco, e muitos interessados já têm propostas aprovadas, porém, sem prazo para a emissão de seus contratos.

A Caixa garantiu que regularizará a liberação da verba para as operações da linha Pró-Cotista já aprovadas.

Bancos privados
A linha Pró-Cotista, na faixa de financiamento para imóveis de até 400 mil reais, chegou a ser suspensa em 2015, mas foi retomada, com problemas. Por isso, quando corretores de imóveis identificam dificuldades, indicam aos clientes a compra por meio de bancos privados.
“A taxa [de juros] pode até ser competitiva, se o comprador é cliente de um desses bancos. A questão é a burocracia”, disse Zaldo Natzuka Júnior, diretor do Sindicato dos Corretores de Imóveis do Município do Rio de Janeiro.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Estados vão tentar mudar no Congresso pacote de ajuda proposto pelo governo
O senador Paulo Paim cobra que o governo desista da reforma da previdência
https://www.osul.com.br/caixa-economica-federal-nao-esta-liberando-recursos-para-financiamentos-imobiliarios/ Caixa Econômica Federal não está liberando recursos para financiamentos imobiliários 2016-03-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar