Segunda-feira, 27 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Condenado na trama golpista e foragido nos Estados Unidos, o deputado federal Alexandre Ramagem tem salário bloqueado pela Câmara

Compartilhe esta notícia:

Além do salário, Alexandre Ramagem também sofreu bloqueio de gastos por meio da cota parlamentar.

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Ramagem está foragido no Estados Unidos. (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A Câmara dos Deputados bloqueou o salário de Alexandre Ramagem (PL-RJ). A medida atendeu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar está foragido nos Estados Unidos, tentando driblar o cumprimento da sentença do STF que o condenou a 16 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Ramagem se junta a Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) que também tiveram os salários cortados pela Casa a pedido do ministro do STF Alexandre de Moraes. Os dois, assim como o deputado fluminense, também deixaram o Brasil.

Atualmente, o salário de um deputado federal é de R$ 46.366,19. Os vencimentos de Zambelli foram bloqueados em junho deste ano. No mês seguinte, o salário de Eduardo foi cortado. A decisão contra a Ramagem foi adotada em novembro.

Além de travar o salário, a Câmara informou, em nota, que também bloqueou a cota parlamentar — benefício mensal para custear despesas relacionadas ao exercício do mandato — de Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli.

A Casa não comentou a decisão contra Ramagem. Segundo a Câmara, o caso do parlamentar está “sendo tratado em decisão judicial sob segredo de justiça”. “A Câmara dos Deputados cumpre todas as decisões judiciais”, afirmou.

Além do salário, Alexandre Ramagem também sofreu bloqueio de gastos por meio da cota parlamentar.

Alexandre Ramagem deixou o País antes da conclusão do julgamento da trama golpista no Supremo. Ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), ele desembarcou nos Estados Unidos na segunda semana de setembro.

Ao decretar o término da fase de recursos e a execução imediata da pena contra Ramagem, o ministro Alexandre de Moraes chamou o parlamentar de “foragido” e determinou que a Polícia Federal adote as medidas necessárias para levá-lo à prisão.

Apesar dos bloqueios de salário e da cota parlamentar, as estruturas dos gabinetes de Eduardo, Zambelli e Ramagem seguem ativas e com funcionários contratados.

Além de condená-lo à prisão, a Primeira Turma do STF também sentenciou Ramagem à perda do mandato parlamentar. A decisão determina que a direção da Câmara declare, de ofício, a vacância. A ordem, no entanto, ainda não foi cumprida. Há divergência acerca do rito que deverá ser adotado para analisar a eventual cassação de Ramagem.

Setores da Casa rejeitam o entendimento adotado pelo STF e defendem que, quando um parlamentar é condenado com trânsito em julgado (sem possibilidade de recursos), a cassação tem de ser confirmada pelos pares.

O entendimento da Primeira Turma, porém, é que o cumprimento da pena em regime fechado impede a presença de Ramagem na Casa, o que levaria o parlamentar a registrar faltas acima do limite permitido pela Constituição.

Por essa interpretação, a perda do mandato apenas deveria ser declarada pela cúpula da Câmara. Decisão semelhante foi emitida pelo STF contra Carla Zambelli, que também fugiu do Brasil e pode ser extraditada da Itália a pedido do governo brasileiro.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Jorge Bressan
2 de dezembro de 2025 01:36

Teu cool vandeca!!

Vanderlei Stefani
1 de dezembro de 2025 22:22

A extrema direita é sinônimo de 💩💩💩💩

Vanderlei Ochoa
1 de dezembro de 2025 22:41

Vai ficar doentinGANAA gananciandesses sujeitos querendo sempre mais e mais acabam com suas carreira. Eles tem o olho da cara maior que o olho do…

Getulio S. Dias Academico
2 de dezembro de 2025 00:13

Mais um desvirtuado.

Jorge Souza
2 de dezembro de 2025 01:50

DEMOROU

Trump deu ultimato para Maduro deixar o poder na Venezuela, diz jornal
Banco Central lança ferramenta para cidadão impedir abertura de contas em seu nome
Pode te interessar
5
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x