Sábado, 04 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Partly Cloudy

Brasil Câmara convoca ministro da Educação para explicar bloqueio de verbas a universidades

Plenário da Câmara dos Deputados analisa requerimento de convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Divulgação Agência Brasil)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub é obrigado a comparecer à comissão geral no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15), às 15h. O ministro terá que explicar aos parlamentares os cortes no orçamento das universidades públicas e de institutos federais. A convocação do ministro foi aprovada pela Câmara , por 307 votos a 82, nesta terça-feira (14).

O autor do pedido, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), disse que é preciso explicar como será feito o bloqueio dos recursos. “É uma oportunidade para que o povo brasileiro perceba que a Câmara dos Deputados está sensível ao clamor da sociedade, já que amanhã as ruas serão ocupadas por gente preocupada com a cultura e a educação. O ministro vai explicar o corte de 30% das universidades e institutos federais”, comentou o parlamentar.

Antes da votação acontecer, a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) havia declarado que o ministro da Educação está preparado para debater e esclarecer a situação da pasta. “O ministro é preparado para falar sobre o assunto. A convocação não é agradável, mas é do jogo democrático e, se a maioria quiser convocá-lo, ele virá”, afirmou ela.

Apenas os partidos PSL e Novo orientaram seus deputados a votarem contra a convocação.

 

 

 

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Em apenas um trimestre, o Banrisul obteve um lucro líquido de 320 milhões de reais
Nova lei: Televisão por assinatura pode ser cancelada pela internet
Deixe seu comentário
Pode te interessar