Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Câmara dos Deputados homenageia os 100 anos do plantio de soja no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Eventou marcou, também, o lançamento nacional da 24ª Fenasoja.

Foto: Reprodução

O plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília, Distrito Federal, sediou na tarde desta segunda-feira (18), uma homenagem alusiva aos 100 anos da Soja no Brasil. O marco foi adotado como tema pela 24ª edição da Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que será realizada de 17 a 26 de maio, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa. A proposição foi do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) em homenagem ao município e à Fenasoja.

Prestigiaram o ato o presidente da Fenasoja 2024, Dario Germano, o vice-presidente da Fenasoja 2024, Marcos Servat, o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, e os vereadores do município Rafael Rufino, Rodrigo Burkle e Gilberto Krüger. A solenidade também contou com a presença do senador Hamilton Mourão.

Osmar Terra, que presidiu a sessão, deu início ao ato com um vídeo institucional da Fenasoja, destacando o reconhecimento da história. “O plantio da soja começou na cidade de Santa Rosa. Ela foi trazida pelo pastor norte-americano Albert Lehenbauer, que distribuiu algumas sementes para famílias locais, em 1924. Passados 100 anos, o grão está presente em todo o território brasileiro”, destacou Terra.

Emocionado, Dario Germano ressaltou que a homenagem é para todos que fazem parte desta história. “Essa homenagem não é apenas para Santa Rosa ou para a Fenasoja, mas também para os mais de 5 milhões de produtores rurais do Brasil. Este ato reconheceu todo o trabalho, celebrou o passado e nos trouxe ânimo para seguir em frente. Agora convocamos todos para vivermos as comemorações na Fenasoja 2024”.

Os parlamentares presentes registraram a importância econômica da cadeia produtiva da soja para o país e também de seus derivados. No ano passado, a safra do grão alcançou quase 400 milhões de toneladas. 

O vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, ressaltou o orgulho que hoje o município tem de ser, oficialmente, o Berço Nacional da Soja. “É uma alegria estar aqui representando todos os santa-rosenses que estiveram envolvidos ao longo deste século de história da soja no Brasil. Hoje, celebramos este que é o principal grão desse país, principal riqueza, responsável por alavancar a economia de muitos municípios, entre eles, Santa Rosa”, compartilhou.

Estavam presentes também na solenidade, representantes da Embrapa e da regional do Mercosul do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), além da presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, Vanice de Matos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Vacina contra a gripe já está disponível na Panvel
Desembargador Emílio Papaléo Zin lança seu segundo livro de crônicas
https://www.osul.com.br/camara-deputados-100-anos-plantio-de-soja-brasil/ Câmara dos Deputados homenageia os 100 anos do plantio de soja no Brasil 2024-03-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar