Quinta-feira, 09 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara dos Deputados aprova desaposentação

Compartilhe esta notícia:

Relator da ação no STF é o ministro Dias Toffoli. (Foto: Reprodução)

O governo federal sofreu uma derrota na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (30), na votação da MP (medida provisória) que trata da aposentadoria no Regime Geral da Previdência Social e que provocará impacto nas contas públicas. Ao apreciar um dos destaques à MP, o plenário acabou aprovando, por 174 votos a favor e 166 votos contra, emenda que permite a chamada “desaposentação”.

Com a nova regra, o trabalhador que se aposentou, mas foi prejudicado pelo cálculo do fator previdenciário, se voltar a trabalhar e contribuir por pelo menos cinco anos, terá direito ao recálculo do valor de sua aposentadoria. A MP terá ainda que seguir à votação no plenário do Senado e, depois, à sanção presidencial, podendo ser vetada.

A discussão chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que, em agosto do ano passado, iniciou a decisão com dois ministros votando contra a possibilidade, Dias Toffoli e Teori Zavascki, enquanto outros dois, Luís Roberto Barroso e Marco Aurélio Mello, votaram a favor. O julgamento do caso, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista da ministra Rosa Weber, e ainda não voltou a pauta do STF.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Enade está sendo aplicado neste domingo para mais de 530 mil estudantes do ensino superior
Polícia ouve primeiro suspeito por fogo em ônibus na Zona Sul de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-desaposentacao/ Câmara dos Deputados aprova desaposentação 2015-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar