Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta direito de resposta

Compartilhe esta notícia:

O projeto de lei foi aprovado pelos deputados com uma votação por 318 votos a 79. (Foto: Ed Ferreira/AE)

A Câmara dos Deputados aprovou, por 318 votos a 79, o projeto de lei 6446/13, do Senado, que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação, mas exclui os comentários feitos por usuários da internet nas páginas eletrônicas dos veículos de comunicação.

O texto determina o direito de resposta à pessoa (física ou jurídica) que for ofendida por qualquer reportagem, nota ou notícia divulgada por veículo de comunicação independente do meio ou plataforma de distribuição, publicação ou transmissão, cujo conteúdo atente, ainda que por equívoco de informação, contra a honra, a intimidade, a reputação, o conceito, o nome, a marca ou a imagem.

Segundo a proposta, a resposta poderá ser divulgada, publicada ou transmitida no mesmo espaço, dia da semana e horário em que ocorreu o agravo e deverá ser exercida no prazo de 60 dias, contado da data de cada divulgação, publicação ou transmissão da matéria.

Como sofreu mudanças, o projeto será novamente analisado pelo Senado. Entre as modificações, está o direito de garantir que a retratação seja feita, se assim desejar o ofendido, pelos mesmos meios em que foi praticada a ofensa. Entretanto, os deputados retiraram do texto dispositivo que permitia ao ofendido, no caso de veículo de mídia televisiva ou radiofônica, requerer o direito de dar a resposta ou fazer a retificação pessoalmente.

A aprovação foi comemorada pelo vice-líder do PT, Henrique Fontana (RS), para quem a iniciativa é um avanço “Quem tiver a honra ofendida por qualquer publicação poderá obter de forma rápida o direito de resposta, definido rapidamente por um juiz na instância em que esse cidadão foi ofendido. Algo fundamental em qualquer democracia”, disse. (ABr)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Dólar tem quarta alta seguida e termina no maior preço do mês
Reino Unido e União Europeia chegam a um acordo sobre a saída do país do bloco econômico
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-aprova-projeto-de-lei-que-regulamenta-direito-de-resposta/ Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que regulamenta direito de resposta 2015-10-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar