Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Novo presidente da Câmara dos Deputados será eleito nesta quarta-feira

Compartilhe esta notícia:

O presidente interino Waldir Maranhão (Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

Em uma disputa que conta com mais de dez candidatos, a Câmara elege nesta quarta-feira (13) um novo presidente, que comandará a Casa até fevereiro de 2017. A eleição se viabilizou após a renúncia ao posto, no dia 7 de julho, do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Réu da Operação Lava-Jato, ele está suspenso do mandato desde 5 de maio, por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Desde então, quem está oficialmente no comando da Câmara é o primeiro vice-presidente, Waldir Maranhão (PP-MA). O resultado da eleição é considerado crucial para o presidente interino da República, Michel Temer (PMDB-SP), que precisa aprovar propostas necessárias à retomada do crescimento econômico e medidas de ajuste fiscal. Até o final da noite desta terça, 14 deputados haviam registrado candidaturas.

Em um sinal de conflito na base peemedebista, o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) foi escolhido, por 28 votos 18, para ser o candidato do partido ao comando da Câmara. Embora seja do PMDB, Castro é visto como nome de oposição ao governo Michel Temer por ter sido contra a continuidade do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Os partidos de oposição, entre os quais PDT e PCdoB, devem apoiar a candidatura do deputado peemedebista em uma estratégia que visa enfraquecer os nomes que integram o chamado “Centrão”, grupo formado por partidos que integravam a base de apoio de Dilma e que passaram a defender o impeachment da petista.

Madrugada de votação

A expectativa é que a votação para presidente da Câmara entre pela madrugada, já que é esperada a realização de segundo turno. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisaria obter maioria absoluta dos votos, o que é considerado inviável devido à falta de consenso e ao excesso de candidaturas.

Os parlamentares interessados em ingressar na disputa pelo comando da Casa têm até as 12h desta quarta-feira para oficializar as candidaturas. Até uma hora antes da votação – às 15h –, é permitido que os candidatos registrados desistam de participar. Qualquer deputado pode lançar candidatura. A votação é secreta e acontece pelo sistema eletrônico, onde são registrados os votos. (AG)

Veja abaixo quem são os candidatos à Presidência da Câmara:

Beto Mansur (PRB-SP)
Engenheiro eletrônico e empresário do setor de comunicações, exerce o quinto mandato de deputado federal. Foi prefeito de Santos por oito anos. Atualmente, é o primeiro-secretário da Câmara.

Carlos Gaguim (PTN-TO)
Administrador, tem 55 anos e também está no primeiro mandato. Foi vereador e deputado estadual no Tocantins. Governou o Estado após a cassação do então governador Marcelo Miranda e do vice Paulo Sidnei pelo TSE, em 2009.

Carlos Manato (SD-ES)
Médico, tem 58 anos e está no quarto mandato na Câmara. É o atual corregedor da Casa e já ocupou cargos de suplente na Mesa Diretora.

Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Advogada e filha do delator do mensalão Roberto Jefferson. Está no primeiro mandato na Câmara.

Esperidião Amin (PP-SC)
Advogado e administrador, tem 68 anos e exerce o terceiro mandato de deputado federal. Foi governador de Santa Catarina por duas vezes e senador pelo mesmo Estado em 1991. Amin foi prefeito de Florianópolis durante dois mandatos, em 1975 e 1989.

Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Administrador de empresas, estreou na Câmara na eleição de 2014. Atualmente, é um dos vice-líderes do PV na Casa.

Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Empresário, está no terceiro mandato consecutivo na Câmara. Ele já foi prefeito do município de Malacacheta (MG), entre 1997 e 2004.

Fausto Pinato (PP-SP)
Advogado, tem 39 anos e está em seu primeiro mandato. Chegou a ser eleito relator do processo contra Cunha no Conselho de Ética, mas foi substituído.

Fernando Giacobo (PR-PR)
Segundo vice-presidente da Câmara. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2002, pelo PPS, e reeleito em 2006, pelo PL (hoje PR). Nas últimas eleições, em 2014, teve 144 mil votos.

Luiza Erundina (PSOL-SP)
Assistente social, ela foi a primeira prefeita mulher da cidade de São Paulo. Erundina está no quinto mandato na Câmara dos Deputados.

Marcelo Castro (PMDB-PI)
Médico, 66 anos, foi ministro da Saúde do governo da presidenta afastada, Dilma Rousseff. Como deputado, está no quinto mandato.

Miro Teixeira (Rede-RJ)
Jornalista e advogado, é o decano da Câmara dos Deputados e cumpre o 11º mandato como deputado federal. Foi parlamentar Constituinte e ministro das Comunicações no primeiro ano do primeiro governo do presidente Lula.

Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Bancário, tem 46 anos e chegou a ser cotado para liderar o bloco do governo do presidente em exercício Michel Temer. Deputado federal desde 1999, Maia está em seu quinto mandato consecutivo.

Rogério Rosso (PSD-DF)
Aliado de Cunha, foi presidente da comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados. Está no primeiro mandato como deputado federal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mais de três mil pessoas já participaram da pesquisa que está recolhendo sugestões dos gaúchos para melhorar o trânsito no Rio Grande do Sul
Homem é morto a tiros na rua Orfanatrófio, em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/camara-dos-deputados-elege-nesta-quarta-feira-novo-presidente-em-disputa-fragmentada/ Novo presidente da Câmara dos Deputados será eleito nesta quarta-feira 2016-07-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar