Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de setembro de 2023
O excesso de peso em veículos representa um sério risco à segurança nas estradas, comprometendo a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo
Foto: Divulgação/PRFA PRF (Polícia Rodoviária Federal) abordou, na manhã desta segunda-feira (18), um caminhão que rodava com mais de 100 toneladas de peso, sendo 25 toneladas de excesso de peso. A ação ocorreu na BR-386, em Iraí, no Norte do Rio Grande do Sul.
Durante operação de fiscalização na rodovia, a PRF abordou um caminhão que estava carregado de milho. Ao realizar a pesagem do caminhão bitrem, constatou-se excesso de peso aferido na balança, em um total de 25.400 quilos. O bitrem poderia estar transportando no máximo 75 toneladas de peso total, mas estava transitando com 100.400 quilos.
O excesso de peso em veículos representa um sério risco à segurança nas estradas, comprometendo a estabilidade e a capacidade de frenagem do veículo.
A multa para excesso de peso está prevista no código de trânsito brasileiro, e o valor aumenta conforme a quantidade de excesso. O veículo foi liberado após realizar o transbordo da carga excedente.