Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Campanha contra a gripe será encerrada no dia 15 deste mês em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Até o momento, o grupo das gestantes, que é prioritário, registra imunização de 70,78%. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

A campanha de vacinação contra gripe em Porto Alegre será encerrada no dia 15 de julho. Até lá, pais e responsáveis por crianças entre 6 meses e 5 anos devem levar as crianças para serem vacinadas em unidades de saúde municipais. O grupo das crianças é o que apresenta menor percentual de imunização, com cobertura vacinal de 67,60%, correspondente a 51.505 doses aplicadas. A meta em Porto Alegre é vacinar 80% da população de crianças nesta faixa etária, que no município é de 76.194.

De acordo com o mais recente balanço, os grupos das gestantes e das pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes), também devem ser imunizadas. Até o momento, o grupo das gestantes, que é prioritário, registra imunização de 70,78% (10.492 pessoas) do previsto. As pessoas com comorbidades, que têm maior risco para a Influenza, somam um total de 77,9%, com 161.750 doses aplicadas. A estimativa era de atingir um total de 207.642 pessoas.

A manutenção da vacinação atende orientação do Ministério da Saúde e busca diminuir as complicações e internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza, na população-alvo para a vacinação. As salas de vacinas funcionam das 8h às 17h e nas unidades com Saúde da Família o horário é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira.

A chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Patrícia Wiederkehr, destacou que a vacinação das crianças e pessoas com comorbidades é muito importante, visto que com a chegada do inverno, aumentam os casos de gripe. Dos quatro óbitos por Influenza registrados no Rio Grande do Sul em 2015, três são de pessoas com comorbidades que não fizeram a vacina.

“O objetivo da campanha de vacinação é reduzir a incidência de complicações e consequentemente o número de óbitos, por isso trabalhamos para atingir a meta mínima de 80% em cada grupo prioritário”, afirmou. Pessoas dos outros grupos que ainda não foram vacinados também podem procurar os postos de saúde.

A meta de 80% no mínimo foi atingida para os seguintes grupos:

– Trabalhadores da saúde – 99,23% (74.344)
– Puérperas -123,06% (2.999)
– Indígenas – 93,33% (434)
– Idosos – 84,57% (180.130)

Sobre o vírus

A gripe, ou Influenza, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e à morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). É transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A transmissão é muito elevada em ambiente domiciliar, creches, escolas e em ambientes fechados ou semifechados, por isso a recomendação é manter ambientes ventilados.

O período de incubação dos vírus Influenza varia entre um e quatro dias. Os sinais e sintomas da doença são muito variáveis, podendo ocorrer desde a infecção assintomática, até formas graves. Frequentemente, é caracterizada por início abrupto dos sinais e sintomas – febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta e coriza), que persistem por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Sicredi - Plano Safra 2015/2016
Sicredi RS/SC libera 5,6 bilhões de reais em crédito direcionado ao Plano Safra 2015/2016
Piso superior do Mercado Público de Porto Alegre deve ser liberado até o fim do ano
https://www.osul.com.br/campanha-contra-a-gripe-sera-encerrada-no-dia-15-deste-mes-em-porto-alegre/ Campanha contra a gripe será encerrada no dia 15 deste mês em Porto Alegre 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar