Segunda-feira, 21 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 16 de novembro de 2015
Na última semana, a equipe do Poa Sem Bituca recolheu 32,7 mil pontas de cigarro. Destas, 30,5 mil bitucas foram retiradas das 39 bituqueiras localizadas no Centro Histórico de Porto Alegre. Outras 2,2 mil foram recolhidas das bituqueiras de bares e restaurantes parceiros. Conforme o coordenador do projeto, Flavio Costa Leites, o maior volume de bitucas coletadas no Centro ocorreu em função do grande movimento de pessoas durante a Feira do Livro.
O Poa Sem Bituca é um projeto inédito no País, pois é o primeiro que tem como parte de sua estratégia a instalação de bituqueiras em toda a cidade, bem como o recolhimento das pontas de cigarro, a partir de parceria com o poder público. As bitucas coletadas pela Eco Prática são encaminhadas para empresa de coprocessamento e aproveitadas na geração de energia para a produção de cimento.
Por meio de convênio, o DMLU autorizou a Eco Prática a instalar bituqueiras nas lixeiras tipo bolinha. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) também deu anuência à instalação de bituqueiras nas lixeiras praças e parques da Capital. Não há transferência de recursos públicos para esta ação. A equipe do Poa Sem Bituca realiza a instalação e manutenção das bituqueiras, bem como recolhe e dá destinação adequada às pontas de cigarro.