Sexta-feira, 21 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2025
Empresários, gestores públicos e outros protagonistas participaram em Torres (Litoral Norte), nesta semana, de um workshop das Secretarias de Turismo (Setur) e de Comunicação (Secom) do Rio Grande do Sul. Na pauta, as ações estratégicas do governo do Estado para a temporada de verão 2025-2026, no âmbito da campanha “Viva o Verão Gaúcho”.
Embora as praias sejam um dos grandes destaques da estação mais quente do ano, a mobilização tem entre suas diretrizes o fato de que o período também movimenta outras regiões do mapa. Isso favorece, portanto, destinos de viagem baseados em paisagens naturais, rotas de aventura, vinhedos, cultura, gastronomia e outros aspectos.
Durante o encontro, foram apresentadas a identidade visual, as peças de propaganda e as diretrizes do plano, desenvolvido em conjunto por ambas as pastas. A proposta busca ampliar a presença do Estado nos principais mercados emissores, estimular o deslocamento interno e evidenciar a diversidade de atrativos turísticos do Rio Grande do Sul.
Ao falar sobre a importância da preparação antecipada, o titular da Setur, Ronaldo Santini, destacou que a época representa uma das fases mais significativas para o setor: “O verão gaúcho é diverso e oferece experiências únicas em todas as regiões. Quando o trade se antecipa e se organiza, garantimos melhor atendimento, fortalecemos a imagem do Estado e ampliamos os resultados econômicos que o turismo gera”.
A Setur também apresentou dados recentes sobre o aumento de turistas estrangeiros no Rio Grande do Sul, com destaque para visitantes da Argentina, do Uruguai e do Paraguai. O movimento, impulsionado pela recuperação econômica regional e pela ampliação das conexões terrestres e aéreas, deve se intensificar durante a temporada.
Os conteúdos compartilhados no evento reforçaram, ainda, o compromisso conjunto entre o governo do Estado, prefeituras e iniciativa privada para qualificar a recepção aos visitantes. A ideia, conforme mencionado anteriormentem é consolidar o verão como um período de grande movimento e oportunidades.
As ações da campanha prosseguirão ao longo da temporada, com iniciativas de promoção, integração regional e divulgação dos destinos gaúchos. O verão, aliás, começa no dia 21 de dezembro, estendendo-se até 20 de março.
Capacitação
Também nesta semana, uma equipe da Faders Acessibilidade e Inclusão esteve presente na Colônia de Férias Geraldo Santana, em Tramandaí (Litoral Norte), para a segunda etapa de capacitação dos profissionais que atuarão no programa “Rede Praia Acessível”. A iniciativa faz parta do programa “Verão Total” de 2025-2026.
Participaram da ação o presidente Marquinho Lang, o diretor Administrativo Romario Cruz, a coordenadora de Capacitação Sabrina Pavani e a coordenadora do programa Rede Praia Acessível Cláudia Alfama, que conduziram o treinamento voltado aos guardas-vidas civis e militares responsáveis por garantir segurança, acolhimento e autonomia às pessoas beneficiadas pelo programa.
A atividade contou também com a presença dos representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBM-RS), que integram a equipe de organização da capacitação: Capitão Rainiere, Tenente Cardoso, Tenente Rafael, Tenente Lucrecio e Sargento Daguiel.
Durante o encontro, os participantes vivenciaram demonstrações práticas de uso da cadeira anfíbia, abordagem segura e protocolos de apoio, reforçando a importância da atuação integrada para acolher pessoas com deficiência e idosos que veraneiam no litoral gaúcho. Cada treinamento simboliza uma ponte: é por meio dele que mais famílias conseguem viver o verão com tranquilidade, dignidade e alegria.
“O Praia Acessível transforma o verão das pessoas. Quando capacitamos as equipes, não ensinamos apenas um procedimento, garantimos que mais cidadãos possam sentir o mar, estar com suas famílias e aproveitar nossas praias com segurança e respeito”, destacou o Lang.
Instituição vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), continua avançando na construção de um litoral mais inclusivo. Para isso, investe em “serviços preparados, equipes qualificadas e o compromisso de ampliar direitos e oportunidades para todos”.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul