Quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 19 de setembro de 2025
O retinoblastoma é um câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos
Foto: DivulgaçãoEntidades oftalmológicas de todo o País realizam uma campanha multiplataforma para chamar a atenção sobre a importância da realização de exames em crianças de 0 até 5 anos com o objetivo de prevenir doenças oculares como o retinoblastoma, que, de acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil tem 400 novos casos por ano.
Do total, cerca de 50% são diagnosticados tardiamente, o que reduz as chances de cura. A mobilização, que ocorre até o dia 12 de outubro, acontece pelo quarto ano consecutivo.
A campanha iniciou com um chocante diagnóstico que mudou para sempre a vida de Daiana, Tiago e Lua Leifert. Aos 11 meses, a pequena Lua iniciou o tratamento contra o retinoblastoma. A família demorou para procurar ajuda por pura falta de informação e, ao descobrir o que acontecia com a filha, resolveu ir a público para disseminar o caso. Foi daí que surgiu a campanha “De olho nos olhinhos”, que neste ano tem duas frentes: conscientização da população e dias especiais de atendimento, com 90 eventos em todos os Estados do Brasil.
“Juntamente com as entidades oftalmológicas de todo o País, estamos integrando a campanha, reforçando nas nossas redes sociais e nos consultórios com os médicos-oftalmologistas dialogando com seus pacientes, sobre a importância da realização do teste do olhinho nas crianças e a realização de consultas periódicas já desde os primeiros anos de vida. O descobrimento precoce de possíveis problemas pode minimizar os danos da doença”, destacou o presidente da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs), Guilherme Fernandes Diehl.
Sobre a doença
O retinoblastoma é o tumor intraocular (situado dentro do olho) maligno mais comum na infância. Tem origem nas células da retina, que é um revestimento interno do olho, sensível à luz. A maioria dos casos é diagnosticada antes dos 5 anos de idade, principalmente entre 1 e 3 anos.
Os sintomas são os seguintes:
– Reflexo pupilar branco, conhecido como “olho de gato”, é o sinal mais comum do retinoblastoma.
– Estrabismo: essa é uma condição na qual os dois olhos não parecem olhar na mesma direção, ficando com o olhar “vesgo”, como é popularmente conhecido.
– Outros sinais da doença são diminuição da visão, movimentos irregulares ou tremores nos olhos, dor nos olhos, vermelhidão da parte branca do olho, abaulamento (projetado para fora) dos olhos sem nenhuma razão aparente e cor diferente de cada íris, que é a parte colorida do olho.