Sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 23 de setembro de 2025
A atualização do ranking da FIVB também reforça o protagonismo do Brasil no cenário internacional do vôlei de praia.
Foto: Reprodução/Volleyball WorldAs atuais campeãs olímpicas Ana Patrícia Ramos e Eduarda Santos Lisboa, a Duda, estão de volta ao top 10 do ranking mundial de vôlei de praia feminino. A atualização semanal divulgada na segunda-feira (22) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) colocou a dupla brasileira na décima posição, após a conquista da medalha de bronze no Elite de João Pessoa, no último fim de semana.
Queda após Paris e retorno gradual
Ana Patrícia e Duda foram líderes do ranking mundial por 101 semanas consecutivas entre novembro de 2022 e outubro de 2024. Porém, depois do título nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, a dupla ficou de fora de várias etapas do circuito por conta de problemas de lesão. Com isso, caiu para a 57ª colocação, já que havia disputado apenas três torneios classificatórios nos últimos 12 meses.
Desde março deste ano, as brasileiras retomaram a rotina de competições e vêm somando resultados consistentes. O bronze em João Pessoa foi o quarto consecutivo em etapas de nível Elite, garantindo a volta ao grupo das dez melhores.
Três duplas brasileiras no top 10
Com a ascensão de Ana Patrícia e Duda, o Brasil passa a contar com três parcerias no top 10 do ranking feminino. Thamela Coradello e Vitória Lopes seguem como número 1 do mundo, enquanto Carol Solberg e Rebecca Cavalcanti aparecem em segundo lugar. Ambas também estiveram em João Pessoa: Thamela e Vitória ficaram em quinto, e Carol e Rebecca terminaram em quarto.
O ranking ainda mostra a Letônia, com Tina Graudina e Anastasija Samoilova, agora isolada na terceira posição. As norte-americanas Terese Cannon e Megan Kraft subiram para o quarto lugar, ultrapassando a dupla italiana Valentina Gottardi e Reka Orsi Toth. Entre as novidades, as irmãs suíças Anouk e Zoe Verge-Depre ganharam terreno e ocupam a sexta posição.
Outra movimentação de destaque foi a da dupla dos Estados Unidos formada por Kelly Cheng e Molly Shaw. Campeãs em João Pessoa, elas subiram 17 posições e chegaram ao 13º lugar, melhor colocação da parceria até aqui.