Domingo, 04 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Canadá tem 34 mortes ligadas a onda de calor, com temperaturas superiores a 40°C

Compartilhe esta notícia:

As temperaturas neste início de verão na América do Norte estão excepcionalmente altas. (Foto: Reprodução)

Ao menos 34 pessoas morreram no Canadá em 48 horas em consequência da onda de calor que atinge o país, informou a polícia nesta terça-feira (29). As temperaturas neste início de verão na América do Norte estão excepcionalmente altas. No noroeste dos EUA e do Canadá, os termômetros passaram de 40°C.

O calor na parte ocidental do Canadá levou ao fechamento de escolas e até mesmo da campanha de vacinação contra a covid-19. A cidade de Lytton, na Colúmbia Britânica, quebrou o recorde histórico do país com uma temperatura de 47,9°C na segunda-feira (28).

Nesta região, ventiladores e aparelhos de ar condicionado estão esgotados e as cidades abriram centros de refrigeração.

“Uma prolongada, perigosa e histórica onda de calor persistirá durante esta semana”, advertiu o Environnement Canada, emitindo alertas para a Colúmbia Britânica, Alberta e partes de Saskatchewan, Manitoba, Yukon e os Territórios do Noroeste.

“É um calor do deserto, muito seco e quente”, disse à AFP David Phillips, climatologista sênior do Environment Canada.

“Somos o segundo país mais frio do mundo e o mais nevado”, disse ele. “Muitas vezes vemos ondas frias e nevascas, mas raramente falamos sobre o tempo quente como este”, disse Phillips. “Dubai deve ser mais fresca do que aquilo que estamos vendo agora”, completou o climatologista.

As autoridades da cidade de Burnaby, na região metropolitana de Vancouver, anunciaram nesta terça-feira (29) que ao menos 25 moradores morreram de forma súbita apenas nas últimas 24 horas. As mortes podem estar ligadas com a forte onda de calor que vem atingindo a região.

“Embora estejam ainda sob investigação, acreditamos que o calor seja um fator que contribui para a maioria das mortes”, escreveu a polícia local em nota. “Muitos dos falecidos são idosos.”

O número de mortos pode ser ainda maior na região, segundo reportagem da rádio CKNW, que informou ao menos 48 atendimentos da polícia de Surrey – cidade vizinha a Burnaby – para casos de morte súbita entre segunda e terça-feira.

“Vejam como estão os seus vizinhos, os membros da sua família, os idosos que você talvez conheça”, disse em um comunicado o oficial Mike Kalanj, da Polícia Montada do Canadá.

Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles. Como a região tem temperaturas amenas mesmo no verão, nem todos os locais estão preparados com ar condicionado para temperaturas tão altas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, das agência de notícias AFP e AP e do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

WhatsApp libera transferência de dinheiro a todos os usuários do Brasil
Bandeira tarifária da conta de luz sobe 52% em julho e terá nova alta em agosto, que pode chegar a 80%
https://www.osul.com.br/canada-tem-34-mortes-ligadas-a-onda-de-calor-com-temperaturas-superiores-a-40c/ Canadá tem 34 mortes ligadas a onda de calor, com temperaturas superiores a 40°C 2021-06-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar