Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Olimpíada Cancelamento da Olimpíada de Tóquio ainda não é hipótese descartada

Compartilhe esta notícia:

A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para esta sexta-feira. (Foto: Reprodução)

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (20), o CEO dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Toshiro Muto, deu a entender que o comitê organizador não descarta o cancelamento do evento. Perguntado sobre a possibilidade, o dirigente indicou que um aumento no número de casos de covid-19 pode levar a novas discussões internas.

“Não podemos prever o que vai acontecer em relação ao número de casos positivos de coronavírus. Continuaremos a discutir se houver um aumento significativo no número deles.”

No início de sua resposta, Muto afirmou que não poderia “especular” o cenário em caso de explosão do número de casos, e argumentou que a taxa de contaminação do coronavírus está controlada. Segundo a organização dos Jogos, já são mais de 70 casos positivos para covid-19 de pessoas ligadas à Olimpíada, sendo cinco de atletas.

“Com relação à infecção, o que acontecerá com o status da infecção não podemos especular. Então o que acontecerá se a infecção se espalhar mais, bem, eu acho que se isso acontecer teremos que fazer uma avaliação completa. Isso é tudo o que posso dizer na atual conjuntura. Tivemos um ‘five-party meeting’ (reunião com representantes do governo local, comitê organizador e COI) outro dia e acertamos que continuaremos a monitorar a situação e, se necessário, faremos outra reunião. No atual estágio, não podemos dizer se a infecção vai se espalhar ou se estará sob controle. Então, quando virmos uma situação concreta, aí consideraremos o assunto”, explicou Muto.

Nesta terça, foi confirmado um novo caso positivo entre atletas já na Vila Olímpica. Os jogadores de futebol sul-africanos Thabiso Monyane e Kamohelo Mahlatsi, o atleta do vôlei de praia Ondrej Perusic e uma ginasta reserva dos Estados Unidos (que seria Kara Eaker) foram os primeiros contaminados confirmados oficialmente pela organização e por federações locais.
Desde que o comitê organizador passou a compilar os dados em 1º de julho, já são 67 casos positivos relacionados aos Jogos, a três dias da cerimônia de abertura.

“Nós concordamos que, baseados na situação do coronavírus, conversaríamos novamente. Nesse momento, os casos podem cair ou subir, então vamos pensar no que fazer quando a situação mudar”, disse Muto.

A cerimônia de abertura dos Jogos está marcada para esta sexta-feira (23). Nesta terça-feira, iniciou o calendário de competições, com partidas do softbol. Futebol e beisebol começam nesta quarta (21).

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Olimpíada: polícia localiza atleta de Uganda que havia sumido em Tóquio
Brisbane, na Austrália, é escolhida sede da Olimpíada de 2032
https://www.osul.com.br/cancelamento-da-olimpiada-de-toquio-ainda-nao-e-hipotese-descartada/ Cancelamento da Olimpíada de Tóquio ainda não é hipótese descartada 2021-07-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar