Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Candidatos a diplomata erram questão que apresenta Brasil como corrupto

Compartilhe esta notícia:

O ministério também alterou critérios para o pagamento do auxílio-moradia de servidores no exterior (Foto: Patrick Grosner/Folhapress)

Os “altos níveis de corrupção” no Brasil e “a importância das relações pessoais” são desafios apontados pelo governo do Reino Unido para realizar negócios no País. Verdadeiro ou falso? A afirmação – correta, segundo o gabarito oficial – virou polêmica entre os concorrentes da prova do Instituto Rio Branco, para ingresso na carreira diplomática.

Em meio à investigação do maior esquema de corrupção no País, e do empenho do governo para evitar que o tema contamine a agenda do Executivo, muitos viram a afirmação com ressalvas. “Marquei E [errado] pois achei pouco diplomáticas as afirmações”, ponderou um candidato em fórum sobre a prova, aplicada no último fim de semana. “Deixei em branco com bastante convicção”, disse outro concorrente.

No entanto, essas dificuldades, além da “complexidade do sistema fiscal” brasileiro, a “a alta carga tributária” e “as longas viagens e variações culturais” estão de fato listadas em site do Ministério de Comércio e Investimento do Reino Unido direcionado a potenciais exportadores. De toda forma, a avaliação de candidatos e especialistas é de que o tema extrapola o conteúdo previsto no exame e não reflete o discurso oficial de ambos os países.

“A prova está, muitas vezes, desvinculada da atuação diplomática brasileira”, afirma Priscilla Negreiros, professora de política internacional do cursinho preparatório Ideg. Para ela, o exame tem um nível de detalhamento “exacerbado”.

Responsável pela elaboração das questões, o Cespe informou que os candidatos possuem “canal adequado para apresentação de argumentos” – a fase de recursos se encerrou na quinta-feira. A previsão é que até o fim do mês seja divulgado o gabarito definitivo.

Ministério

O Ministério das Relações Exteriores disse que não comentaria a questão porque o concurso ainda está em andamento. Para a pasta, o conteúdo hoje cobrado no processo seletivo para a carreira diplomática é adequado. (Flávia Foreque/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Polícia analisa imagens de câmeras de segurança para tentar identificar quem assaltou o posto do Banrisul da Secretaria da Segurança
Vice-presidente da República sai das sombras enquanto escândalo envolve Dilma
https://www.osul.com.br/candidatos-a-diplomata-erram-questao-que-apresenta-brasil-como-corrupto/ Candidatos a diplomata erram questão que apresenta Brasil como corrupto 2015-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar