Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cultura Canela se prepara para o seu 34º Rodeio Crioulo Nacional

Compartilhe esta notícia:

Evento terá 38 modalidades de provas campeiras ou artísticas. (Foto: Diego Santos/Estrategiacom)

Faltam poucos dias para o início da 34ª edição do Rodeio Crioulo Nacional de Canela, o primeiro do ano, pelo calendário do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). O evento está marcado para a semana que vem, de 10 a 14 de janeiro, no Parque de Rodeios Saiqui.

Ao todo, serão 18 modalidades de provas campeiras, a partir da quarta-feira, mais 20 modalidades de provas artísticas, que ocorrerão no domingo, último dia da programação. Peões e prendas de invernadas artísticas de todo o Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina são esperados para o Rodeio.

Além das provas, que cultuam as tradições gaúchas, serão realizados três fandangos, para a festa ficar ainda mais animada. Na quinta-feira, sexta-feira e sábado, a música dos bailes ficará respectivamente a cargo do grupo Os 4 Gaudérios e Eh Vanera, João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo e Grupo Querência.

Para a patronagem do CTG Querência, homenagear pessoas importantes para a entidade deve fazer parte de um grande evento como o Rodeio. Na noite da quinta-feira, será inaugurado o Galpão Sidnei Santos, construído sob a sede da secretaria campeira do Parque. “Trata-se de uma justa homenagem a todos que trabalharam, na década de 1970, para criação e instalação do Parque de Rodeios”, ressaltam os organizadores.

Sidnei Santos, homem que honra as tradições gaúchas até hoje, foi um dos que idealizaram e tomaram a frente dos trabalhos, buscando a doação do terreno para a prefeitura municipal. As terras foram cedidas por Willibaldo Rinaldo Dietrich e, então, alguns peões do CTG Querência ali trabalharam, roçando, delimitando o espaço da cancha de laço, construindo as instalalações da secretaria (que na época eram de madeira) e realizando outras obras necessárias. Todo o material utilizado foi doado por empresários locais e a mão-de-obra foi completamente voluntária.

Homenagens

Na tarde de sexta-feira, antes de iniciar a prova de tiro-de-laço Taça Cidade (que nesta edição será em homenagem a Dário Reis), o diretor campeiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho, José Araújo, será responsável por homenagear Pery Fogaça, Pedro Bohrer, Sadi José da Silva e, Erian Fogaça, campeiros que sempre participaram do evento e que recentemente partiram para a Estância Divina.

O Parque Saiqui recebeu manutenção e melhorias para receber os participantes e o público que prestigia o Rodeio Crioulo. A iniciativa conta com o apoio da administração municipal da cidade serrana e também da Brigada Militar.

A entrada no parque será gratuita, exceto no que se refere ao estacionamento, que terá um custo de R$ 15 – a decisão da cobrança para os veículos tem por objetivo principal permitir que o trânsito no local seja melhor organizado. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (54) 3282-2666.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cultura

PSD suspende Jardel
Ex-sócio da boate Kiss diz que não sabia que as bandas que se apresentavam no local usavam artigos pirotécnicos
https://www.osul.com.br/canela-se-prepara-para-o-seu-34o-rodeio-crioulo-nacional/ Canela se prepara para o seu 34º Rodeio Crioulo Nacional 2018-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar