Sábado, 03 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Canoas estende vacinação contra a gripe para toda a população e faz mutirão nesta quinta e sexta-feira

Compartilhe esta notícia:

Basta levar documento de identidade com foto e CPF e carteira de vacinação, caso possua.

Foto: Alisson Moura/Divulgação
Basta levar documento de identidade com foto e CPF e carteira de vacinação, caso possua. (Foto: Alisson Moura/Divulgação)

A campanha de vacinação contra a gripe será ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), as 27 UBSs (unidades básicas de saúde) aplicarão o imunizante nos turnos da manhã e tarde, conforme o horário de funcionamento de cada local. Nos serviços que possuem horário estendido, será possível se vacinar até o início da noite.

Basta levar documento de identidade com foto e CPF e carteira de vacinação, caso possua. A medida segue orientação do Ministério da Saúde e buscar ampliar a imunização para reduzir os casos graves da doença.

A vacinação do público-alvo foi dividida em três etapas e se encerraria nesta sexta-feira. No município, 54.170 pessoas dos grupos prioritários foram vacinadas em uma população superior a 75 mil. A maior procura ocorreu entre os idosos, alcançando 75,09% da meta.

A SMS (Secretaria Municipal da Saúde) orienta que é preciso respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração do imunizante da gripe. A prioridade deve ser dada, porém, à vacinação contra o coronavírus.

“A vacina da influenza protege contra as pneumonias registradas no inverno, causadas principalmente pelo vírus H1N1. Com a população vacinada, teremos menos probabilidade de internações por problemas respiratórios”, enfatiza o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.

Atenção: não haverá aplicação de primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19 nas UBSs na quinta e sexta-feira. O município aguarda a chegada de novo lote para dar sequência à campanha de vacinação e ampliar as faixas etárias.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos seguintes canais de comunicação: 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Grupos prioritários

Para quem faz parte dos grupos prioritários e ainda se vacinou, a SMS reforça a importância de se proteger contra a gripe, já que essas pessoas podem desenvolver formas mais graves da doença, preocupação que aumenta no inverno. Fazem parte do público-alvo: crianças acima dos 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores, portadores de doenças crônicas (comorbidades), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Confira os endereços e o horário de funcionamento das UBSs

UBS CAIC – Rua Vinte e Um de Março, 100, Setor 4 A, Guajuviras (7h às 19h)
UBS Guajuviras – Av. 17 de Abril, 1991, Guajuviras (7h às 19h)
UBS Igara – Rua Dr. Alfredo Ângelo Filho, 68, Igara (8h às 17h)
UBS Santa Isabel – Rua Coronel Vicente, 191, Centro (8h às 17h)
UBS São José – Rua João Pessoa s/n°, São José (8h às 17h)
UBS São Vicente – Rua Valter de Oliveira Ilha, 90, Estância Velha (8h às 20h)
UBS Estância Velha – Rua São Mateus s/n°, Estância Velha (8h às 20h)
UBS Harmonia – Rua Machado de Assis, 201, Harmonia (7h às 19h)
UBS Santo Operário – Rua da Associação, 331, Vila Cerne (8h às 17h)
UBS São Luis – Rua Teófilo Otoni, 268, São Luis (8h às 17h)
UBS União – Rua São Borja, 395, Mathias Velho (7h às 19h)
UBS Cerne – Rua Eng. Kindler, 1460, Vila Cerne (8h às 17h)
UBS Natal – Rua Nossa Senhora da Conceição, 285, Harmonia (8h às 17h)
UBS Praça América – Av. Rio Grande do Sul, 420, Mathias Velho (7h às 19h)
UBS Olaria – Rua Alberto Rodrigues de Oliveira Alves, 25, Olaria (8h às 17h)
UBS Central Park – Av. das Canoas, 272, Central Park (8h às 17h)
UBS Mato Grande – Rua República, 460, Mato Grande (7h às 19h)
UBS Concoban – Rua Rodrigues Alves, 769, Niterói (8h às 17h)
UBS Niterói – Rua Marechal Rondon, 132, Niterói (7h às 19h)
UBS Fernandes – Rua Gomes Freire de Andrade, 1036, Niterói (8h às 17h)
UBS Nova Niterói – Rua Quaraí, s/nº, Niterói (8h às 17h)
UBS Primeiro de Maio – Rua 1º de Maio, 534, Niterói (8h às 20h)
UBS Boa Saúde – Rua Boa Saúde, 1640, Rio Branco (8h às 17h)
UBS Prata – Rua Buttenbender, 244, Fátima (8h às 17h)
UBS Fátima – Rua João Nicolau, 218, Fátima (8h às 17h)
UBS Pedro Luiz da Silveira – Rua Mauá, 1724, Rio Branco (8h às 17h)
UBS Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83, Rio Branco (8h às 17h).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Rio Grande do Sul mantém sete regiões em Alerta no sistema de monitoramento da pandemia
Em carta a presidente da Câmara, 120 associações empresariais se posicionam contra reforma do Imposto de Renda
Pode te interessar