Quarta-feira, 30 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Cardeal condenado por peculato desiste de participar do conclave

Compartilhe esta notícia:

Angelo Becciu caminha em procissão durante uma missa de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano. (Foto: Reprodução)

O cardeal italiano Angelo Becciu, de 76 anos, condenado por peculato e destituído de seus privilégios pelo papa Francisco, desistiu de participar do conclave que elegerá o novo Pontífice após pressionar por sua admissão, informou a imprensa local nessa segunda-feira. Becciu insistia que poderia participar, apesar de não constar na lista oficial de eleitores.

Ordenado padre em 1972, o sacerdote da Sardenha teve uma longa carreira diplomática: ingressou no serviço diplomático em 1º de maio de 1984, atuando em representações papais na República Centro-Africana, Sudão, Nova Zelândia, Libéria, Reino Unido, França e EUA. Sob João Paulo II, foi núncio apostólico — isto é, um representante diplomático do Vaticano nos países — em Angola e São Tomé e Príncipe.

Com Bento XVI, tornou-se núncio em Cuba. Em 2011, assumiu a Secretaria de Estado como substituto (subsecretário), cargo mantido por Francisco, que em 2018 o nomeou cardeal e, no ano seguinte, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Contudo, seu nome ficou marcado pelo escândalo dos investimentos financeiros da Secretaria de Estado em Londres.

Becciu foi acusado de usar o fundo de doações de fiéis da Igreja Católica para a aquisição de um prédio em Londres. Até hoje, foi o funcionário de mais alta posição na hierarquia da Igreja Católica a comparecer no tribunal do Vaticano, a Justiça civil da Cidade-Estado.

O julgamento durou mais de dois anos e teve 86 audiências, culminando em 2023 com sua condenação a cinco anos e meio de prisão e inelegibilidade para cargos públicos. O cardeal também foi multado em 8 mil euros, o equivalente a aproximadamente R$ 43 mil.

Em 2020, durante as investigações, Francisco aceitou sua renúncia aos direitos cardinais, mas manteve o título de Becciu.

Becciu se envolveu em um escândalo sobre o uso de fundos do Óbulo de São Pedro — sistema de arrecadação de doações da Igreja Católica comumente usado em obras de caridade — para a compra de um edifício em Londres.

Na época, o cardeal ocupava a segunda maior posição na Secretaria de Estado do Vaticano, responsável pela gestão do fundo, e era a terceira principal autoridade da Igreja Católica. Ele nega que os donativos tenham sido usados para a aquisição do imóvel e alega inocência.

Desde julho de 2021, quando o julgamento de Becciu teve início, várias pessoas passaram pelo Tribunal Penal do Vaticano devido a acusações de fraude, abuso de poder, desvio e lavagem de dinheiro, corrupção e extorsão.

Entre elas, Cecilia Marogna, uma intermediária contratada por Becciu como consultora de segurança por 575 mil euros. Parte da verba foi transferida para a conta de sua empresa na Eslovênia, e parte entregue em dinheiro vivo.

Segundo os promotores do caso, os recursos aos quais Marogna — conhecida como “a dama do cardeal” na imprensa italiana — teve acesso deveriam ter sido usados para ajudar a libertar padres e freiras mantidos como reféns no exterior, entre eles a freira colombiana sequestrada no Mali. Gastou a verba, contudo, em hotéis e artigos de luxo.

Em meio às investigações, a imprensa italiana divulgou gravações de uma conversa telefônica do cardeal com o Papa Francisco, feita sem o consentimento do Pontífice, na qual Becciu tentou fazer o religioso argentino confirmar que havia aprovado movimentações financeiras suspeitas.

A gravação foi realizada em 24 de julho de 2021, três dias antes do início do julgamento de Becciu — e quando Francisco ainda se recuperava de uma operação no cólon feita naquele mês. As informações são do jornal O Globo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente da Rússia anuncia trégua de três dias na guerra contra a Ucrânia
Veja como pensam os 10 mais cotados a novo papa
https://www.osul.com.br/cardeal-condenado-por-peculato-desiste-de-participar-do-conclave/ Cardeal condenado por peculato desiste de participar do conclave 2025-04-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar