Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 7 de outubro de 2019
O cardeal responsável pela canonização da Irmã Dulce, que ocorrerá no próximo domingo (13), vai abrir o II Congresso Internacional de Teologia na PUC-RS, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (7). Pela primeira vez no Brasil, o cardeal Dr. Giovanni Angelo Becciu, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, do Vaticano, realizará a palestra de abertura do congresso que irá até 9 de outubro, com coordenação geral do bispo auxiliar de Porto Alegre e professor da PUCRS, Dom Leomar Antônio Brustolin.
Congresso
O Congresso pretende abordar a temática da santidade nos tempos atuais, alinhada com os compromissos públicos e por uma sociedade mais justa e fraterna, em sintonia com o pensamento do papa Francisco. O objetivo do evento é a promoção de um ambiente de reflexão teológico-pastoral acerca da vivência da santidade no espaço público da sociedade hodierna. A Exortação do Papa Francisco “Gaudete et exsultate” iluminará essa reflexão.
Para isto, além do cardeal Dom Becciu, o evento contará com especialistas nas áreas de Sagradas Escrituras, Concílio Vaticano II e teologia pastoral latino-americana. Pretende-se, assim, obter uma compreensão de santidade que seja, ao mesmo tempo, fundada na tradição eclesial e relevante para o atual contexto brasileiro. O Congresso é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCRS, destinado a presbíteros, consagradas(os), estudantes e professores dos cursos de graduação e pós-graduação, agentes de pastoral e público em geral. A programação completa e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site.
Giovanni Cardeal Angelo Becciu
Giovanni Cardeal Angelo Becciu é um prelado da Igreja Católica Romana, arcebispo desde 2001. Ocupou várias funções no serviço diplomático da Santa Sé, entre 1984 e 2011, incluindo núncio apostólico para Angola e Cuba. O Papa Bento XVI nomeou-o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, em 10 de maio de 2011, uma posição-chave na Cúria Romana, na qual preenche uma função para o papa como chefe de gabinete.
Nasceu em 1948, na Pattada (Sassari), Sardenha, Itália. Depois de completar seus estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 27 de agosto de 1972. Participou da Academia Pontifícia Eclesiática, onde obteve um doutoramento em direito canônico.