Quarta-feira, 17 de setembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de setembro de 2025
O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que a saúde do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, é “delicada”. Segundo ele, Bolsonaro vem enfrentando uma série de problemas de saúde que têm preocupado a família.
“Tiraram sete pedaços profundos de pele nele para ver a possibilidade de averiguação de um câncer ali”, declarou Carlos, durante uma transmissão ao vivo ao lado do senador Magno Malta (PL-ES), reforçando que a situação é acompanhada com atenção por todos os filhos.
Carlos também detalhou outros sintomas enfrentados pelo ex-presidente, como a perda de apetite e sinais de anemia. “Cada dia come menos, descobriu-se hoje que ele está com problema de falta de ferro no sangue, uma possibilidade de nova hérnia surgindo nele, mas é algo inicial, ainda não pode afirmar nada”, acrescentou.
De acordo com ele, Bolsonaro também vem apresentando episódios de vômito e soluços constantes. “Uma coisa agoniante, eu não sei como ele consegue ficar com isso”, frisou o vereador, visivelmente emocionado com o quadro de saúde do pai.
Durante a transmissão, Carlos também fez questão de elogiar o papel da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro nos cuidados com o ex-presidente, a quem ele chamou de “guerreira”. Segundo ele, a família tenta se manter unida e presente nesse momento delicado.
“E a gente fica tentando estar do lado para tentar ajudar de algum jeito. Eu, Flávio, Renan. O Eduardo lá de longe não pode falar com a gente. Mas é fé e tentar preencher espaço do coração dele aí, para que ele sofra o mínimo possível”, disse.
No domingo (14), Jair Bolsonaro passou por um procedimento cirúrgico no Hospital DF Star, em Brasília, para remover lesões cutâneas. Segundo boletim médico divulgado pela instituição, ele foi admitido às 8h da manhã para exames laboratoriais, de imagem e a cirurgia.
“Os exames laboratoriais evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração”, informou o comunicado médico.
O procedimento cirúrgico foi feito sob anestesia local e sedação, sem intercorrências. “Foi realizada a exérese marginal de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no membro superior direito”, detalhou o hospital.
Bolsonaro recebeu reposição de ferro por via endovenosa e aguarda os resultados anatomopatológicos para diagnóstico definitivo e eventuais tratamentos adicionais. Ele continuará com o acompanhamento médico para condições pré-existentes, como hipertensão, refluxo gastroesofágico e prevenção de novas broncoaspirações.
No último dia do julgamento no STF, Bolsonaro apareceu na garagem da casa onde cumpre prisão, e em alguns momentos é possível notar que ele estava soluçando. (Com informações do Correio Braziliense)