Ícone do site Jornal O Sul

Carregador super-rápido vai de 0 a 100% em 8 minutos

Acessório de 160 Watts deve ser anunciado em breve. (Foto: Reprodução/XDA Developers)

A empresa Infinix está trabalhando no que pode vir a ser um dos carregadores mais rápidos do mundo, o Ultra Flash Charge. O dispositivo com 160 Watts deve acelerar significativamente o tempo de recarga, que hoje é feita com modelos de potência bem mais baixas.

Ele deve ultrapassar lançamentos que já têm pensado a questão do tempo de recarga. O produto da Oppo oferece potência de 125 Watts.

Ainda assim, ele deve ficar atrás do produto que assume o pódio de mais rápido, o HyperCharge, de 200 Watts, anunciado pela Xiaomi no começo deste mês. Ele consegue carregar completamente uma bateria de 4.000 mAh em oito minutos. Há ainda um modelo alternativo, sem fio, que otimiza essa modalidade de recarga com seus 120 W de potência.

A Infinix participa do mercado de smartphones desde 2013 e comercializa produtos em parte da Europa e da Ásia. Dessa forma, o carregador em questão poderá acompanhar um lançamento futuro da própria fabricante. Por outro lado, a empresa passou a vender notebooks recentemente em regiões como Egito, Indonésia e Nigéria. Portanto, é possível que o carregador tenha se desenvolvido com foco nos laptops. Ainda não há confirmação da companhia.

Uma das dúvidas sobre carregadores potentes diz respeito à vida útil da bateria exposta à grande quantidade de calor gerada durante a recarga. Ainda nesse sentido, outras tecnologias surgem como alternativa para esse problema, como é o caso dos carregadores de nitreto de gálio (GaN). Essa tecnologia substitui o silício usado no concorrente e consequentemente controla melhor a dissipação de calor.

Os carregadores com maior potência tendem ampliar a estrutura, como é possível notar no Ultra Flash Charge da Infinix. Na contramão dessa propensão, a Anker anunciou uma linha de carregadores com a tecnologia GaN que entrega potências de até 65 Watts, mas com tamanho reduzido.

Por se tratar apenas de especulações, não é possível afirmar se o carregador chegará em breve acompanhando um smartphone, tablet ou mesmo notebooks. Portanto, não existem também previsões de datas para o anúncio do Ultra Flash Charge.

Sair da versão mobile