Sábado, 10 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 29 de fevereiro de 2016
Antes de decidir o que é mais vantajoso para o casal ao realizar a declaração do IR (Imposto de Renda), o ideal é fazer uma simulação considerando as declarações feitas individualmente ou em conjunto, avaliou Richard Domingos, diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil. Isso porque depende de uma série de variáveis, como composição de renda e dependentes.
Conforme o especialista, se um dos membros do casal não tiver renda, então é melhor declaração conjunta. Isso porque o titular de declaração pode abater, além dos 2.275,08 reais por dependente legal, as despesas e doações efetuadas do parceiro.
Se ambos tiverem renda, a dica é o cônjuge que ganha mais utilizar os abatimentos legais, enquanto o outro pode recorrer ao desconto simplificado de 20%, limitado ao valor de 16.754,34 reais.
A mesma regra vale para famílias com filhos que trabalham. Mesmo que eles ainda possam ser considerados dependentes, se tiverem renda própria costuma ser mais vantajoso não usar essa “dependência” e fazer declarações separadas.
É importante lembrar que, se no ano anterior a declaração do casal foi apresentada separadamente, não há como importar os dados das declarações individuais para apresentá-la em conjunto no Imposto de Renda deste ano. O prazo para entrega do IR de 2016, referente aos rendimentos obtidos em 2015, é do dia 1 de março a 29 de abril. (Folhapress)