Domingo, 23 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 15 de outubro de 2015
O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos) informa que, em função do temporal que atingiu a cidade nas últimas horas e a falta de energia elétrica em Porto Alegre as estações de tratamento de água e parte das casas de bombeamento foram prejudicadas. Pelo menos 41 dos 81 bairros da capital já sofretam da falta de água.
Segundo o último boletim do Dmae, às 17h desta quinta-feira (15), a Estação Menino Deus, a maior da cidade, abastece 39 bairros, justamente os mais populosos da cidade: a energia elétrica voltou no final da manhã. Porém a produção e distribuição de água continua prejudicada porque muitos bombeamentos localizados após a Estação continuam desligados. Falta água nos bairros: Medianeira, Vila Nova, Partenon (parte), Aparício Borges, Santa Teresa, Jardim Carvalho, Santo Antônio, São José, Três Figueiras, Chácara das Pedras (parte), Belém Velho, Agronomia, Petrópolis, Vila Jardim (parte), Nonoai, Bom Jesus, Auxiliadora (parte), Bela Vista, Mont Serrat, Itu-Sabará (parte), Pitinga, Lomba do Pinheiro. Estação Tristeza: apenas o bairro Espírito Santo continua sem água.
A Estação Ilha da Pintada permanece desligada por falta de energia elétrica, portanto, sem produzir e distribuir água para as ilhas do Pavão, das Flores, da Pintada e dos Marinheiros. Dos bairros abastecidos pela Estação Tristeza, apenas o Espírito Santo continua sem água.
O Dmae alerta, porém, que a normalização do sistema de abastecimento de água não ocorre simultaneamente ao de energia elétrica devido ao trajeto que a água tem de percorrer até chegar aos consumidores por meio dos bombeamentos. São abastecidos primeiro os pontos mais baixos, para depois a água chegar às áreas mais altas e distantes.