Quinta-feira, 02 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Copa do Mundo 2026 Casemiro vai do inferno ao céu entre torcedores nas redes sociais: “Nunca critiquei”

Compartilhe esta notícia:

O volante foi eleito em votação popular promovida pela Fifa como melhor jogador da partida. (Foto: Nelson Terme/CBF)

Autor de um dos dois gols na partida contra o Japão que livraram o Brasil da desclassificação na Copa, na segunda (29), o jogador Casemiro foi do inferno ao céu em poucos segundos nos comentários de torcedores nas redes sociais.

“Antes do gol, parte das publicações questionava sua permanência na Seleção Brasileira. O debate era marcado por críticas ao desempenho, idade, ritmo de jogo e possível fim de ciclo. Após o gol, a conversa mudou radicalmente”, diz relatório da Ativaweb DataLab, que monitorou 18 milhões de menções ao jogador.

“Casemiro passou de alvo de críticas a personagem central da celebração”, segue o trabalho.

As expressões mais recorrentes foram sobre ele, depois do gol, foram “nunca critiquei”, “perdão, Casemiro”, “monstro”, “craque”, “respeita”, “aura”, “decisivo”, “gigante”.

“Grande parte das menções positivas não era formada por elogios tradicionais, mas por memes de redenção”, diz a análise. “O humor funcionou como mecanismo de reconciliação entre o torcedor e o jogador.”

As mensagens que expressavam sentimentos positivos, de apoio e de celebração chegaram a 61,8%, contra 11,4% de neutras e 26,8% com sentimentos negativos e de crítica.

“O dado mais importante, porém, não está apenas no percentual positivo. Está na velocidade da mudança de percepção”, diz a Ativaweb DataLab. “O gol funcionou como uma ruptura narrativa. A crítica não desapareceu, mas foi superada pela força dos memes”, finaliza o relatório.

O jogador vinha sendo criticado pelo desempenho em partidas anteriores, e desabafou depois do jogo contra o Japão: “Um cartão amarelo ou um lance não determina quem eu sou. O que determina é a minha carreira, meu futebol. Isso sim sou eu, é manter meu foco, minha história de vida. É batalhar, dar a vida, ser persistente e esse é o lema que minha mãe me ensinou”, disse o camisa 5 em entrevista à CazéTV.

Melhor jogador

O meio-campista Casemiro foi eleito pela FIFA o melhor jogador da vitória da Seleção por 2 a 1 sobre o Japão, pelos 16 avos de final da Copa, na segunda-feira (29), em Houston. O gol marcado pelo camisa 5 no começo do segundo tempo, após assistência de Gabriel Magalhães, deu início à virada e à classificação para as oitavas do Mundial.

Em entrevista após a partida, ele comentou a “tranquilidade” e a “calma” que o Brasil mostrou para abrir espaço na defesa adversária e reverter o placar, apesar do “turbilhão de emoções no campo” que um jogo desta importância proporciona.

“A equipe deles jogou com bloco muito baixo e conseguiu fazer o gol. A gente tinha que abrir o espaço da linha de cinco. A equipe está de parabéns pela calma e tranquilidade, pois sabíamos que a hora ia chegar. A gente sabia que ia ter oportunidade e que eles iam baixar a intensidade. Tínhamos que ter calma pelo contra-ataque deles, rodar para fazer a linha deles se movimentar. Mas é um turbilhão de emoções no campo”, explicou.

Em um jogo complicado, diante de uma seleção que está em ascensão nos últimos anos, Casemiro destacou a atuação dos atletas que saíram do banco de reservar para ajudar a equipe em campo.

“O futebol está cada vez mais difícil. Não tem mais bobo. Eu gosto de valorizar o grupo. Hoje entrou Endrick, Martinelli, Rayan vem estando bem, Fabinho… O nível continua alto, importante para ganhar títulos”, disse. As informações são do portal de notícias UOL e da CBF.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Copa do Mundo 2026

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vini Jr. x Haaland: retrospecto dos astros antes de Brasil x Noruega
Kane passa marca de Pelé e acirra disputa com Messi, Mbappé e Haaland pela artilharia da Copa
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x