Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Caso Marielle Franco: motivação está relacionada à atuação da milícia na disputa por terras, diz ministro da Justiça

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Lewandowski afirmou que as ações representam “um triunfo expressivo do Estado brasileiro contra a criminalidade organizada”.

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que o motivo da execução da então vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, está relacionado à atuação da milícia na disputa por terras no Rio de Janeiro.

Em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (24), Lewandowski chegou a citar um trecho do relatório de Polícia Federal (PF) sobre o caso que expõe a ligação:

“No mesmo sentido, apontam diversos indícios do envolvimento dos Brazão, em especial de Domingos, com atividades criminosas, incluindo-se neste diapasão às relacionadas com milícias e grilagem de terras. E, por fim, ficou delineada a divergência no campo político sobre questões de regularização fundiária e defesa do direito de moradia.”

“Essa investigação é uma espécie de radiografia de como operam as milícias e o crime organizado no Rio de Janeiro. E como há um, digamos assim, entrelaçamento, inclusive com alguns órgãos políticos e públicos — que é algo realmente bastante preocupante”, avaliou o chefe da pasta.

Após seis anos do crime, a PF prendeu neste domingo o deputado federal Chiquinho Brazão (União Brasil-RJ), o conselheiro do Tribunal de Contas da União do Rio, Domingos Brazão, e o delegado Rivaldo Barbosa.

As prisões dos três suspeitos de mandar matar a vereadora foram antecipadas por medo de vazamentos da delação de Ronnie Lessa.

“Aqui impende destacar que este cenário recrudesceu justamente no segundo semestre de 2017, atribuído pelo colaborador como sendo a origem do planejamento da execução ora investigada. Ocasião a qual ressaltamos a descontrolada reação de Chiquinho Brazão a atuação de Marielle na apertada votação do PL à Câmara, número 174 de 2016″, diz outro trecho do documento lido pelo ministro.

Lewandowski defendeu, mais de uma vez, que as ações representam “um triunfo expressivo do Estado brasileiro contra a criminalidade organizada”.

“E essa etapa mais importante das investigações foi vencida a partir da eleição e da posse do novo governo. E quando, com muita disposição e energia, se colocou a PF a serviço da elucidação desse crime”, acrescentou.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Fortes chuvas deixam mais de 20 mortos no Sudeste
Suspeitos de mandar matar Marielle chegam a Brasília para cumprir prisão preventiva
https://www.osul.com.br/caso-marielle-franco-motivacao-esta-relacionada-a-atuacao-da-milicia-na-disputa-por-terras-diz-ministro-da-justica/ Caso Marielle Franco: motivação está relacionada à atuação da milícia na disputa por terras, diz ministro da Justiça 2024-03-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar