Segunda-feira, 12 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 6 de fevereiro de 2016
Após percorrer 240 quilômetros pelo Litoral Norte gaúcho, a Cavalgada do Mar termina hoje, com chegada a partir das 13h em Dunas Altas, em Palmares do Sul. São quase 1 mil cavalarianos que acompanham o percurso, desde a saída de Torres, no dia 29 de janeiro. Segundo o desembargador Bráulio Marques, coordenador do evento, “esta edição cumpriu todos os seus objetivos sociais e culturais”.
Com uma mudança em seu perfil, a iniciativa, desde o ano passado reconhecida como Instituto Cavalgada do Mar, agregou ao seu cotidiano um concurso de poesias entre seus participantes, tendo como tema central a vida e a obra do tradicionalista Nico Fagundes. O esporte e a diversão não faltaram, atrelados às tradições gaúchas, com a realização do jogo do osso, bocha campeira, tiro de laço com vaca parada e truco. No âmbito social, palestras foram realizadas, tendo como foco a doação de órgãos e de sangue, com registros de doadores.
Bráulio Marques salienta que a cavalgada neste ano teve um incremento “em sua qualidade, a partir do compromisso assumido com os temas apresentados”. Ele ressalta também a participação de cavalarianos de todos os municípios, além de integrantes de outros Estados e países. “O objetivo é a integração dos povos e isto foi também atingido”, afirma. A Cavalgada do Mar está associada este ano ao centenário do Banco do Brasil no RS. O apoio em todo o percurso é da SCHIN.