Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Gisele Flores | 3 de novembro de 2025
				Criação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (NCCC Itália), busca expandir a presença da raça na Europa.
Foto: Fagner AlmeidaA cidade de Cremona, na Itália, será palco entre os dias 6 e 8 de novembro da 4ª edição do Freio de Europa, evento que celebra e expande a presença do Cavalo Crioulo no cenário internacional. Inspirada na tradicional prova do Freio de Ouro, a competição reúne 28 conjuntos de seis países — Brasil, França, Alemanha, Argentina, Itália e Uruguai — e será realizada nas pistas da Cremona Fiere, durante a Fiera Cavalli, maior feira equestre do mundo.
Com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o evento busca fortalecer a raça fora do território sul-americano. Do total de participantes, 12 animais competirão exclusivamente nas etapas morfológicas, reforçando o padrão racial e a qualidade genética do Crioulo.
Segundo André Luiz Narciso Rosa, vice-presidente da ABCCC e jurado da prova, o envolvimento dos criadores europeus tem sido crescente. “As pessoas têm uma grande vontade de participar das disputas da raça. O Cavalo Crioulo desperta paixão e admiração onde chega”, afirma.
Um dos destaques desta edição é a criação do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Itália (NCCC Itália), fruto do projeto “Em Busca do Cavalo Crioulo”, idealizado pelo fotógrafo Fagner Almeida. A iniciativa visa consolidar a raça no continente europeu com apoio técnico e institucional da ABCCC.
A programação inclui clínicas com o finalista do Freio de Ouro, Iuri Barbosa, além de provas funcionais como andaduras, esbarradas e voltas sobre patas. A cerimônia de encerramento e premiação acontece no sábado, dia 8, às 17h30. Toda a competição será transmitida ao vivo pelo canal da ABCCC no YouTube.
O Freio de Europa reafirma o potencial do Cavalo Crioulo como símbolo de resistência, funcionalidade e beleza — agora também em solo europeu. (por Gisele Flores)