Sábado, 06 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 5 de dezembro de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nessa sexta-feira (5) o calendário final da Seleção Brasileira antes da disputa da Copa do Mundo de 2026. Após encerrar a temporada de 2025 com vitória sobre Senegal e empate diante da Tunísia, a equipe de Carlo Ancelotti inicia agora a fase derradeira de preparação para o Mundial, que será realizado entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, México e Canadá.
O Brasil voltará a campo em março de 2026, última Data Fifa antes de entrar na caminhada rumo ao hexa, quando disputará dois amistosos nos EUA. Os adversários previstos são França e Croácia, dois testes de alto nível para medir o estágio da equipe a poucos meses do início do torneio.
A preparação continua em junho, já na reta final pré-Mundial. A entidade brasileira negocia confrontos contra seleções africanas e árabes, além da possibilidade de realizar ao menos um amistoso no México.
Calendário
* Março: amistosos contra França e Croácia (locais a confirmar)
* Junho: amistosos finais antes da Copa
* 13 de junho (sábado): Brasil x Marrocos (Copa)
* 19 de junho (sexta-feira): Brasil x Haiti (Copa)
* 24 de junho (quarta-feira): Brasil x Escócia (Copa).
Neymar
A presença ou não de Neymar na Copa de 2026 voltou a ser assunto em entrevista do técnico Carlo Ancelotti nessa sexta. Dois dias após o camisa 10 anotar um hat-trick na vitória do Santos por 3 a 0 sobre o Juventude, o treinador italiano evitou fazer qualquer previsão sobre a convocação do atacante para o Mundial.
Em entrevista coletiva nos Estados Unidos, onde acompanhou o sorteio dos grupos da Copa, Ancelotti afirmou:
“Se falamos de Neymar, temos que falar de outros jogadores. Temos que pensar no Brasil, que pode estar com Neymar ou sem Neymar, com outros jogadores ou sem outros jogadores. A lista definitiva vamos fazer depois da data Fifa de março”, disse o técnico, que minutos depois voltou a ser perguntado sobre o assunto e afirmou:
“Eu entendo muito bem que estão muito interessados em Neymar, eu quero esclarecer que estamos em dezembro, a Copa é em junho, vou escolher a equipe que vai à Copa em maio. Se Neymar merecer estar, se estiver bem, melhor que outro, ele vai jogar a Copa do Mundo e ponto. Não tenho dívida com ninguém.”
Em outro momento da entrevista, Ancelotti foi perguntado sobre jogadores capazes de assumir o protagonismo da Seleção Brasileira e declarou:
“Posso fazer uma lista de jogadores que podem ser protagonistas na Copa do Mundo. Pode ser que agora não temos um jogador referente neste sentido, mas teremos muitos jogadores referentes. Posso fazer uma lista, temos um dos melhores goleiros do mundo, alguns dos melhores zagueiros, meio-campistas top e alguns jogadores na frente. Eu disse que não quero jogadores que querem ser o melhor do mundo, quero jogadores que querem ganhar a Copa. O importante não é ter referentes, mas ter jogadores que querem ganhar.”