Domingo, 18 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 18 de maio de 2025
O lance, fundamental no resultado da partida, deu a vitória ao São Paulo por 2 a 1 em cima do Grêmio.
Foto: Saopaulofc.netA Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio do diálogo entre Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ), árbitro do VAR, e Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE), juiz de campo, a respeito da não marcação de uma possível falta de Arboleda em Jemerson segundos antes do pênalti marcado em cima de Luciano.
O lance, fundamental no resultado da partida, deu a vitória ao São Paulo por 2 a 1 em cima do Grêmio, na noite do último sábado (17), no Morumbis, pelo Campeonato Brasileiro.
Durante a revisão do lance no vídeo, Paulo Renato (o árbitro do VAR) identifica como “falta clara” a ação de Arboleda em Jemerson. “Cara, eu tenho um braço claro. Deixa eu entender se essa jogada está dentro do app. Para vocês é claro? O contato do braço no rosto do jogador. Ele deixa o braço no movimento de golpear o adversário. Para mim, é uma falta clara”.
O termo “app” significa “Attacking Phase Possession” (Posse em Fase de Ataque), ou seja, o período em que uma equipe está controlando a bola no campo ofensivo. O VAR utiliza este conceito para analisar a sequência de jogo que conduz a uma decisão, como um pênalti ou um gol, para identificar se houve alguma infração relevante que possa afetar a decisão final.
Logo em seguida, o lance do pênalti em cima de Luciano é revisado e confirmado pelo VAR, mas Paulo Renato chama Rodrigo (árbitro de campo) ao vídeo para revisão da possível falta e se ele considera que o ocorrido entre os zagueiros faz parte da jogada que termina no pênalti para o São Paulo.
“Essa imagem não me deixa claro. Eu vou falar para ele (Rodrigo) que tem esse braço que ele não viu. Tenho que entender se a jogada está no app. Rodrigo, olha só, o pênalti está confirmado”.
“Porém, quando o jogador bate o escanteio, tem um braço no rosto do Jemerson que você não vê no campo. Preciso que você veja se essa jogada está dentro do app, ok? Porque o braço e a ação faltosa é muito clara no rosto”, explica.
“A falta existe, eu estou te mostrando. Quero que você avalie se está dentro do app. Para mim, a jogada é afastada, a bola é recomposta. É recuperada, a defesa se recompõe e a partir daí acontece a jogada, teve uma limpada. Para nós não está (no app)”.
Rodrigo se manifesta brevemente no final e diz: “Não tem app e é pênalti mesmo”, finalizou. Na cobrança, André Silva marcou e deu a vitória ao São Paulo. O lance revoltou o Grêmio, que ocasionou reclamações da diretoria e do lateral Marlon após o confronto.
O atleta desabafou tanto que sobrou até mesmo para Abel Ferreira, técnico do Palmeiras. O jogador enumerou os erros que ele julga ter acontecido contra o Tricolor no Campeonato Brasileiro, disse que o clube é “roubado há cinco rodadas” e que, se isso acontece com outros clubes, como os paulistas, a compensação acontece na rodada seguinte.
“Como eu disse, a gente não pode colocar como muleta os erros de arbitragem, mas, pô, é a quinta rodada que o Grêmio é prejudicado. Eu fui categórico ali e falei, a gente não quer dizer isso e desrespeitar os profissionais, mas o Grêmio tem sido roubado há cinco rodadas”, reclamou Marlon.
“A gente vê clubes aqui de São Paulo que estão na liderança, o Palmeiras, é o treinador que mais reclama um monte e na próxima rodada, se tem uma dúvida tem um pênalti marcado, tem uma expulsão. O Sport que está na zona de rebaixamento jogava bem e foi prejudicado várias vezes. É um contexto que chateia”, finalizou.