Sábado, 20 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de dezembro de 2025
Entidade confirma datas, mandos de campo e diretrizes da Série A, que começa em janeiro e termina em dezembro de 2026.
Foto: Lucas Figueiredo/CBFA Confederação Brasileira de Futebol publicou, na noite de segunda-feira (15), a tabela básica das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2026. O documento reúne as datas previstas para cada jornada, os mandos de campo e as normas que vão reger a competição ao longo da temporada.
Com o calendário nacional já definido, a primeira rodada da Série A será disputada nos dias 28 e 29 de janeiro, enquanto o encerramento está marcado para 2 de dezembro. A divulgação permite que clubes, torcedores e emissoras iniciem o planejamento para o ano esportivo.
O Flamengo, atual campeão brasileiro, abrirá sua campanha atuando longe do Rio de Janeiro, em duelo contra o São Paulo. O Palmeiras, vice-campeão em 2025, também começará o torneio como visitante, enfrentando o Atlético-MG. A tabela completa detalha todos os confrontos e facilita a organização logística das equipes.
Além de definir o campeão nacional, o Brasileirão de 2026 distribuirá cinco vagas para a Conmebol Libertadores de 2027. Os quatro primeiros colocados garantirão classificação direta para a fase de grupos, enquanto o quinto colocado disputará a fase preliminar.
A Copa do Brasil de 2026 também influenciará o cenário continental: o campeão do torneio assegurará vaga direta na fase de grupos da Libertadores, e o vice-campeão ficará com um lugar na etapa preliminar.
Estreia da Dupla
1ª Rodada – 28/01 (qua) ou 29/01 (qui)
* Fluminense x Grêmio;
* Inter x Athletico PR;
* Botafogo x Cruzeiro;
* São Paulo x Flamengo;
* Corinthians x Bahia;
* Mirassol x Vasco da Gama;
* Atlético MG x Palmeiras;
* Coritiba x Red Bull Bragantino;
* Vitória x Remo;
* Chapecoense x Santos.
Mudanças
A CBF e a empresa Genius, contratada para implementar a tecnologia de impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro, vêm realizando visitas técnicas nos estádios da Série A de 2026.
Até esta terça-feira (16), nove arenas foram analisadas pela equipe da companhia, em uma primeira fase dedicada a avaliar locais e condições para instalação dos equipamentos, com testes programados para as próximas etapas.
“A chegada do impedimento semiautomático no Brasil é muito bem vista por todos nós. O presidente Samir foi muito assertivo ao nos proporcionar este implemento já para a próxima temporada e o melhor, estamos falando de uma das melhores empresas do mundo, a Genius Sports, que atende a Premier League desde que a FIFA liberou tal tecnologia”, afirmou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.
No final de novembro, as visitas ocorreram nos estádios Nilton Santos, Maracanã, São Januário, MorumBIS, Arena Barueri e Neo Química Arena. Nesta terça (16), a Vila Belmiro, do Santos, recebeu a equipe da Genius, que segue com o cronograma em dezembro para vistoriar mais sete estádios: Mineirão, Arena MRV, Cícero de Souza Marques, Ligga Arena, Barradão, Arena Fonte Nova e Couto Pereira.
A implementação do sistema visa modernizar a arbitragem no futebol brasileiro, alinhando o país aos padrões internacionais de precisão em lances de impedimento. A CBF trabalha para que a tecnologia esteja à disposição já no início da Série A.