Domingo, 09 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 27 de janeiro de 2025
O programa vai beneficiar os 67 mil estudantes da rede municipal, contemplando a educação infantil até ensino médio
Foto: ReproduçãoO Programa Auxílio Material Escolar irá substituir a entrega de material escolar para alunos do sistema público de Porto Alegre. O programa vai beneficiar os 67 mil estudantes da rede municipal, contemplando a educação infantil até ensino médio, pós-médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Agora, as famílias receberão um cartão de débito para compra do material que antes era adquirido e entregue para cada aluno pela Smed (Secretaria Municipal de Educação).
A mudança fará com que cada família consiga comprar os materiais personalizados para cada estudante, segundo seus próprios gostos mas respeitando a lista de materiais obrigatórios entregue pela prefeitura. Além disso, com a possibilidade de compras, o comércio local também será beneficiado com a demanda.
“O Programa Auxílio Material Escolar é positivo para o comércio do município, pois a compra dos itens poderá ser feita apenas em estabelecimentos varejistas registrados na Capital. Com isso, ele garante que os recursos sejam investidos na cidade, fortalecendo a economia local”, afirma o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva.
As famílias irão receber os cartões conforme o ano escolar do aluno.
Agora, os responsáveis podem utilizar estratégias para otimizar o recurso e aproveitá-lo da melhor forma. O economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, dá algumas dicas para economizar no material escolar:
Faça uma lista do que precisa ser adquirido e estabeleça um limite de gastos que não comprometa seu orçamento;
Pesquise preços;
Compre com a devida antecedência;
Aproveite os descontos de materiais usados em bom estado de conservação. Muitas escolas fazem uma espécie de bazar ou banco de livros, assim verifique se há esta iniciativa antes de comprar livros novos;
Verifique o que pode ser reutilizado.