Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2022
No início do ano, cantora já havia anunciado adiamento da turnê por problemas de saúde; novas datas são para 2024
Foto: ReproduçãoCéline Dion revelou em seu perfil no Instagram que foi diagnosticada com a síndrome de stiff-person, ou síndrome da pessoa rígida. Em vídeo, em inglês e francês, a cantora disse que tem “lidado com problemas de saúde há um tempo” e está sendo um momento muito “difícil”, tendo que ter adiado novamente sua turnê, Courage, para 2024.
“Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo, e tem sido muito difícil para mim enfrentar estes desafios e falar sobre tudo o que tenho passado. Não estou pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro”, diz a legenda do vídeo.
“Fui diagnosticado com um distúrbio neurológico muito raro, chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta 1 em um milhão de pessoas. Embora ainda estejamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido”, explicou no vídeo.
“Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária. Às vezes causam dificuldades para eu andar e não me permitem usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que eu estou acostumada a cantar. Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro”, afirma.
Ela ainda disse que está trabalhando com os médicos e com fisioterapeutas para que consiga forças para poder voltar aos palcos. “Mas eu tenho que admitir que tem sido uma luta. Tudo que eu sei é que cantar é o que eu fiz por toda a minha vida, e o que eu mais amo fazer.”
Turnê cancelada
A cantora já tinha cancelado seus shows em Las Vegas, no ano passado, devido aos espasmos severos. Na época, ela não havia revelado o diagnóstico. Em uma entrevista de novembro de 2021, para a revista francesa “Paris Mach”, a irmã da artista disse não se tratava de algo sério.
“O que acontece com ela é doloroso, mas não há nada de sério, caso contrário ela teria me dito: a Céline não hesita em se abrir e pedir conselhos quando algo está errado”, disse na ocasião. “Ela está muito bem cercada pelos membros da nossa família, e antes de tudo pela nossa irmã Linda.”
Em um comunicado, Céline disse que estava sofrendo com “espasmos musculares severos e persistentes que a impedem de agir”. A cantora informou, na época, que seus médicos estavam avaliando-a e tratando. Mas enquanto isso, seus sintomas “a proíbem de participar dos ensaios para o novo show”.
Sua turnê “Courage World Tour”, a primeira sem o marido-empresário René Angelil, que morreu de câncer em 2016, deve ser retomada em março.