Quarta-feira, 01 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Celso Sabino diz que vai respeitar rompimento com o governo e deixar o Ministério do Turismo, mas afirma que Lula pediu para conversar

Compartilhe esta notícia:

Sabino entregou carta de demissão ao presidente. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou no sábado (20) que vai respeitar a decisão de seu partido, o União Brasil, de romper com o governo e que, com isso, deve deixar o ministério. No entanto, ele disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que esperasse ele retornar dos EUA para conversar sobre o assunto.

“Eu estive com o presidente essa semana para comunicar essa decisão, e o presidente pediu que eu aguardasse ele retornar dos Estados Unidos, para que nós voltássemos a conversar sobre o assunto”, disse Sabino durante uma agenda em Santarém, no oeste do Pará.

A declaração ocorre dias após a Executiva Nacional do União Brasil decidir formalmente deixar a base de apoio do governo, declarando-se um partido independente. O partido deu um prazo para que todos os filiados em cargos no governo federal pedissem exoneração, sob risco de processo por infidelidade partidária. Sabino é o único dos três ministros indicados pelo partido que é filiado à legenda.

Lula embarcou nesse domingo (21) para os Estados Unidos para participar da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Apesar da situação, o ministro sinalizou que ainda pode haver uma solução, mas reafirmou seu compromisso em continuar trabalhando, independentemente do desfecho.

“Cada segundo, cada centímetro de chance que eu tiver aqui de ajudar o Pará, de melhorar o turismo no Brasil, para que tenha mais emprego, mais oportunidade, eu não vou desperdiçar (…) seja no Ministério do Turismo, seja na Câmara, seja onde Deus achar que eu devo estar”, declarou.

Ele disse que comunicou o presidente Lula sobre a decisão do partido. Falou que vai respeitar a decisão do partido que é filiado, e que está aguardando a agenda do Presidente nos Estados Unidos, para tratar sobre o assunto.

Números do Turismo

Celso Sabino disse que o país vive um momento muito bom de crescimento no volume de turistas estrangeiros, alcançando um número histórico.

“Nós vamos encerrar esse ano recebendo mais de 10 milhões turistas estrangeiros. Ao longo da história, isso é algo muito inimaginável. O Brasil passará a ser a quarta potência das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, do Canadá e do México na área do turismo”, comemorou.

Em relação à geração de emprego, Celso Sabino disse que foram mais de 520 mil novos empregos durante esses dois anos e meio em que ele está à frente da pasta.

“Hoje o turismo emprega mais de 8 milhões de brasileiros. Uma atividade que paga bem, melhor que outras atividades, como a construção civil, por exemplo. É muito democrática, mais da metade dos trabalhadores no setor turismo são mulheres”, finalizou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Prisão domiciliar: Supremo já deu benefício a políticos presos que citaram idade avançada e saúde, fatores levantados pela defesa do ex-presidente para reverter o regime fechado
Em Nova York, nos Estados Unidos, Lula deve fazer contraponto velado a Donald Trump
https://www.osul.com.br/celso-sabino-diz-que-vai-respeitar-rompimento-com-o-governo-e-deixar-o-ministerio-do-turismo-mas-afirma-que-lula-pediu-para-conversar/ Celso Sabino diz que vai respeitar rompimento com o governo e deixar o Ministério do Turismo, mas afirma que Lula pediu para conversar 2025-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar