Quinta-feira, 22 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 9 de junho de 2016
Os cem candidatos pré-selecionados para estabelecer uma colônia humana em Marte participarão de uma série de provas na terceira fase do processo de seleção.
Cerca de 200 mil aspirantes de 140 países se inscreveram para o Mars One, criado pela fundação holandesa homônima, que será parcialmente financiado por um “reality show” televisivo sobre o empreendimento.
As primeiras fases de seleção reduziram o número de candidatos para cem. Após a terceira fase de testes, que durará cinco dias, sobrarão 40 potenciais astronautas amadores, dos quais 24 serão posteriormente escolhidos para participar de viagens só de ida ao planeta vermelho, previstas para acontecer a partir de 2026.
Os testes, 90% dos quais são usados pela Nasa (agência espacial americana), serão realizados em equipes, afirmou Norbert Kraft, diretor médico do Mars One e membro do comitê de seleção. “Será a primeira vez que todos os candidatos se encontrarão pessoalmente e demonstrarão suas capacidades como uma equipe”, disse Kraft.
A seleção será feita com base em vários critérios: tomada de decisões, atitude diante dos problemas, estado de ânimo, motivação, aspecto psicológico, normas sociais, comportamento durante e fora das provas.
Os candidatos deverão “se agrupar em equipes com as pessoas com as quais eles acreditam que podem trabalhar bem”, segundo um comunicado dos organizadores.
Como eles não retornarão para a Terra, os astronautas devem ser capazes de viver em pequenos grupos, procurando água, produzindo oxigênio e cultivando alimentos. A Nasa está trabalhando atualmente em três missões com robôs em Marte junto com a Esa (agência espacial europeia).
Os riscos envolvidos.
Obviamente, uma viagem para Marte não é exatamente tranquila – especialmente se tratando do programa Mars One. A iniciativa vem sendo alvo de críticas por conta de aparentes falhas na estrutura do projeto. Afinal, 6 bilhões de dólares é mesmo suficiente para colocar humanos em outro planeta?
Em 2014, cinco estudantes do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) publicaram um estudo que aponta uma baixíssima expectativa de vida para os participantes do programa. De acordo com o relatório, os colonos devem morrer a partir do 68 dia da missão por asfixia, visto que as plantas, teoricamente usadas para alimentação, produzirão oxigênio demais e não existirá um equipamento capaz de balancear a atmosfera.
Escolha.
Apesar disso, não é difícil entender po rque Marte foi o escolhido como principal candidato a segunda casa da raça humana. O planeta vermelho – localizado a 225,3 milhões de quilômetros de nós – possui várias características parecidas com a Terra. Seu solo contém água, sua temperatura não é tão extrema (cerca de 55 ºC), há energia solar o suficiente para gerar uma boa quantidade de energia elétrica e o ciclo de dia e noite é semelhante ao nosso.