Sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Central Notarial de Doação de Órgãos é lançada no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

A iniciativa tem o objetivo de incentivar a doação de órgãos e tecidos

Foto: Freepik
(Foto: Freepik)

O CNB/RS (Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul) lançou, nesta sexta-feira (31), data em que celebra os seus 61 anos de história, a Central Notarial de Doação de Órgãos, sistema para possibilitar a consulta pelos hospitais e pela Central de Transplantes do RS, de forma sigilosa, das escrituras públicas declaratórias contendo a manifestação de vontade relativa à doação de órgãos, após o falecimento do potencial doador.

A manifestação de vontade por meio de escritura pública irá funcionar como mais uma ferramenta de convencimento para a família, visto que ainda será necessária a autorização da doação dos órgãos do familiar. Segundo a Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, mais de 1,4 mil pessoas aguardam por transplantes de órgãos no Estado.

“É uma honra para o Colégio Notarial do RS e nós, tabeliães, integrar esse termo de cooperação para salvarmos ainda mais vidas, visto que somos vocacionados à prevenção de litígios. Através da lavratura de escrituras públicas declaratórias de doação de órgãos, é possível que os familiares tomem conhecimento de que aquela pessoa é doador”, destacou o presidente do CNB/RS, José Flávio Bueno Fischer.

Além do CNB/RS, o Termo de Cooperação é assinado pela Anoreg/RS (Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul), em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde, o Poder Judiciário, o Cremers (Conselho Regional de Medicina do RS), a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

O objetivo do projeto é proporcionar que os cartórios de notas ofereçam amplo e gratuito atendimento à população quanto à possibilidade da declaração, visando incentivar a doação de órgãos e tecidos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Queijo colonial artesanal é regulamentado no Rio Grande do Sul
Relatório de balneabilidade aponta que todas as praias do Extremo Sul de Porto Alegre estão próprias para banho
Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Pode te interessar