Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 13 de julho de 2015
O Ceic (Centro Integrado de Comando da Cidade) de Porto Alegre alerta que a chegada de uma frente fria na noite desta segunda-feira (13) trará novos episódios de chuva forte para a Capital. De acordo com o Sistema Ceic-Metroclima, a instabilidade permanece nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), com a melhora do tempo somente ao longo da quinta-feira (16).
A previsão de novas precipitações fez com que o Ceic alertasse os serviços municipais para os próximos dias, já que somente hoje (13) o acumulado de chuva chegou a 80,8 milímetros no Centro Histórico, marca que representa 66% da média histórica do mês de julho, que é de 121,7 milímetros. Os altos volumes de chuva e os raios causaram quedas de energia elétrica, transtornos no trânsito, pontos de alagamento e quatro quedas de árvore durante o dia.
O sensor da ABC Raios registrou 475 descargas elétricas em um raio de 40 quilômetros do centro da cidade. Para atender às ocorrências, a Prefeitura de Porto Alegre mobilizou mais de 450 profissionais, entre agentes de trânsito, Defesa Civil e equipes do Departamento de Esgotos Pluviais e da Secretaria de Meio Ambiente. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana está normalizando o serviço de coleta seletiva nesta segunda-feira, em parte de alguns bairros: Cidade Baixa, Jardim Itu, Morro Santana, Três Fiqueiras, Petrópolis, Azenha e Cavalhada.
Chuva forte – No começo de terça-feira (14), a frente fria que avança de sul e oeste vai desencadear chuva forte a torrencial com trovoadas e risco de temporal com fortes rajadas de vento e ocasional queda de granizo. O dia deve ser muito chuvoso, com precipitações por vezes fortes a intensas. Trovoadas são esperadas, mas o risco de temporal diminui ao longo do dia quando começar a ingressar ar mais frio.
Na quarta-feira, a chuva deverá ser bem menos volumosa, mas ainda pode ser moderada a ocasionalmente forte em alguns momentos, especialmente na segunda metade do dia. Para minimizar os transtornos à população pela chuva em três dias seguidos e com elevados volumes, o Centro Integrado de Comando vai monitorar as ocorrências e a prestação dos serviços municipais. Novas informações podem ser acompanhadas pelo canais oficiais no Twitter – @ceic_poa e @MetroclimaPOA.
PREVISÃO DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:
Terça-feira (14): Alerta. Persiste a intensa instabilidade atmosférica. Muitas nuvens e tempo chuvoso ao longo do dia. Chuva por vezes moderada a forte, não se descartando alguns períodos de precipitações torrenciais. Risco de altos volumes acumulados. Podem ocorrer trovoadas. O vento pode soprar moderado com ocasionais rajadas. Ar mais frio ingressa ao longo do dia e traz queda de temperatura. Máximas perto de 20ºC no começo da terça-feira, mas à tarde pode ter pontos da cidade com 12ºC a 13ºC. Segue esfriando à noite, com 11ºC a 12ºC em alguns bairros.
Quarta-feira (15): Instável. Muitas nuvens com chance de chuva no decorrer do dia. Talvez ocorram alguns intervalos de melhoria. Não se afasta que da tarde para a noite a chuva possa voltar a se intensificar com períodos de precipitações moderadas a ocasionalmente fortes. Dia frio e com pequena variação térmica na cidade. Mínimas de 10ºC a 12ºC e máximas de 12ºC a 14ºC. Vento traz sensação térmica menor.
Quinta-feira (16): Primeira metade do dia com muitas nuvens e chance ainda de chuva e garoa. No decorrer do dia, entretanto, a cobertura de nebulosidade deve diminuir e o sol pode aparecer, especialmente à tarde, o que deve propiciar elevação da temperatura. Mínimas de 11ºC a 13ºC e máximas de 16ºC a 18ºC.
Sexta-feira (17): O sol predomina em Porto Alegre com eventuais nuvens esparsas. Pode ter nevoeiro na região no começo do dia. Madrugada pouco fria com mínimas de 12ºC a 14ºC e máximas de 21ºC a 23ºC, logo a tarde será muito agradável.
Os comentários estão desativados.