Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Centro-esquerda vence eleição na Dinamarca

Compartilhe esta notícia:

Líder social-democrata Mette Frederiksen. (Foto: Divulgação)

A Dinamarca deve se tornar o terceiro país nórdico a eleger um governo de esquerda no perído de um ano. As eleições aconteceram esta quarta-feira (5). Os dinamarqueses buscaram o fim do governo do primeiro-ministro Lars Lokke Rasmussen nas eleições, abrindo caminho para que a líder social-democrata Mette Frederiksen, de 41 anos, se torne a primeira-ministra mais jovem do país, já que seu partido liderou a corrida juntamente com a oposição de esquerda.

Segundo os resultados finais, o bloco de oposição de esquerda obteve 96 cadeiras no Parlamento, contra 79 do governista Partido Liberal e outras legendas de direita. O nacionalista Partido Popular da Dinamarca, que apoiou um governo de minoria de Rasmussen, parece ter perdido a vantagem por causa do apoio da maioria dos grandes partidos a posturas mais firmes em relação à imigração, perdendo mais da metade de seus eleitores desde as eleições de 2015.

A promessa de Frederiksen de aumentar os gastos com benefícios sociais depois de anos de austeridade, acompanhada de sua postura firme em relação à imigração, foi bem-sucedida. O modelo nórdico sempre foi o padrão ideal para benefícios de seguridade social para muitos políticos de esquerda no mundo. Entretanto, o envelhecimento das populações levaram os governos a iniciar o desmonte do Estado de bem-estar social total.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Marta pode ficar fora da estreia na Copa do Mundo
FIFA 19 inclui seleções da Copa do Mundo de Futebol Feminino
https://www.osul.com.br/centro-esquerda-vence-eleicao-na-dinamarca/ Centro-esquerda vence eleição na Dinamarca 2019-06-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar