Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Por Redação O Sul | 11 de novembro de 2015
A empresa AB InBev, de capital belga e brasileiro, e a britânica SABMiller anunciaram nesta quarta-feira (11) um acordo formal de compra da segunda pela primeira por US$ 121 bilhões.
Se a operação for concretizada, após receber a aprovação dos órgãos competentes, o novo grupo incluirá as marcas de cerveja americana Budweiser, Brahma e belga Stella Artois, da AB InBev, assim como a italiana Peroni, a tcheca Pilsner Urquell e a holandesa Grolsch, da SABMiller.
A AB InBev destacou que a compra, que espera ver completamente concluída no segundo semestre de 2016, permitirá à empresa tornar-se “uma autêntica cervejeira mundial”, recordando que a SABMiller está implantada em mercados em crescimento na Ásia, América Central e América do Sul, assim como na África.
As duas empresas produzem combinadas quase 60 bilhões de litros a cada ano, três vezes mais que a terceira do setor, a holandesa Heineken, e vendem uma de cada três cervejas no mundo, da mexicana Corona (fora dos Estados Unidos) até a australiana Foster’s, passando pela chinesa Snow – a marca de cerveja mais consumida em todo o mundo.