Domingo, 28 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de janeiro de 2016
O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da Operação Lava-Jato, declarou à PGR (Procuradoria-Geral da República) que o senador Fernando Collor (PTB-AL) lhe disse, em 2013, que a presidenta Dilma Rousseff havia garantido ao parlamentar que “estavam à disposição” dele, Collor, a presidência e todas as diretorias da BR Distribuidora.
Em depoimento, Cerveró relatou os bastidores das indicações para cargos estratégicos na Petrobras, principalmente na BR Distribuidora, apontada pelos investigadores como “cota” pessoal do ex-presidente Collor.
“Fernando Collor de Mello disse que havia falado com a presidenta da República, Dilma Rousseff, a qual teria dito que estavam à disposição de Collor a presidência e todas as diretorias da BR Distribuidora”, declarou o ex-diretor, condenado na Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro. Cerveró disse ter ouvido o relato de Collor sobre suposto encontro com Dilma durante uma reunião em Brasília, que teria ocorrido, segundo o delator, em setembro de 2013. Na ocasião, o delator estava empenhado em se manter no cargo de diretor Financeiro e Serviços da BR Distribuidora, que assumiu após deixar a área Internacional da estatal. Ele disse que o empresário Pedro Paulo Leoni, conhecido como PP, o chamou para uma reunião com Collor na Casa da Dinda, residência do ex-presidente. PP foi ministro no governo Collor.