Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de outubro de 2025
Com mais de 100 produtores reunidos, Dia de Campo da Cevada reforça a parceria com agricultores e aposta em sustentabilidade
Foto: Reprodução/Instagram/nada.coletivoA cidade de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, foi palco no último dia 28 de outubro de mais uma edição do tradicional Dia de Campo da Cevada, promovido pela Ambev. O evento, que acontece há mais de 20 anos, marcou o início da safra do cereal no Estado e reuniu mais de 100 produtores, distribuidores e cooperativas parceiras, celebrando a importância da cevada para a cadeia produtiva da cerveja brasileira.
Embora muitas vezes esquecida por quem vive nas cidades, a cevada é o ponto de partida da bebida que é símbolo de celebração e parte da cultura nacional. E é justamente nas lavouras gaúchas que essa trajetória começa. A Ambev, uma das maiores fomentadoras de cevada no Brasil, atua com mais de 600 agricultores no Estado, movimentando cerca de 100 mil toneladas do grão por ano.
“O campo é o ponto de partida de toda a nossa cadeia produtiva. Investir em tecnologia, sustentabilidade e no desenvolvimento das famílias agricultoras é investir na qualidade da cerveja que chega ao copo dos brasileiros”, afirmou Felipe Baruque, vice-presidente de Suprimentos e Sustentabilidade da Ambev.
Durante o encontro, foram compartilhadas práticas que aumentam a produtividade e a qualidade do cultivo, além de reforçar o papel da companhia na transferência de tecnologia e capacitação dos produtores. A iniciativa também destaca o impacto da cerveja na economia brasileira: o setor representa 2% do PIB nacional, gera mais de 2 milhões de empregos e movimenta R$27 bilhões em salários por ano.
Nos últimos três anos, a Ambev investiu R$10 bilhões no país, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do mercado e das comunidades onde atua. Para os próximos anos, a empresa planeja ampliar sua capacidade produtiva e fortalecer o ecossistema local, com foco em três pilares: impacto econômico e cultural, apoio aos produtores e práticas sustentáveis.
“Este investimento simboliza um importante impulso para o desenvolvimento regional e para a cadeia da cevada no país”, destacou Valdecir Duarte, vice-presidente de Supply da Ambev.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul