Sexta-feira, 02 de outubro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Chama Crioula chegou no Shopping Pelotas com festa e milhares de pessoas

Compartilhe esta notícia:

Foram 700 quilômetros para a chegada até Pelotas, e a Chama foi celebrada com honras. (Foto: Darlan Silva/Divulgação)

Emoção, tradição e festa: essas três palavras resumem a noite de sábado (14), no Shopping Pelotas com a chegada da Chama Crioula, símbolo máximo dos Festejos Farroupilha de 20 de setembro.

O projeto de montar o Rancho Farroupilha no shopping foi anunciado no início de agosto e levou centenas de pessoas para o momento da chegada do símbolo das tradições gaúchas, que foi levado do centro histórico da cidade até o empreendimento pelos cavalarianos da União Gaúcha João Simões Lopes Neto. “Na primeira reunião sobre o evento de hoje, não poderíamos imaginar que chegaria a essa dimensão de forma tão maravilhosa”, parabenizou o vice-prefeito de Pelotas, Idemar Barz, durante a ocasião.

Foram 700 quilômetros para a chegada até Pelotas, e a Chama foi celebrada com honras. A cerimônia montada no Shopping Pelotas obedeceu todas as regras estipuladas para qualquer espaço que receba a Chama Crioula.

Essa foi uma preocupação constante do empreendimento, segundo a Coordenadora de Marketing do Shopping Pelotas, Simone Ponce. A chegada aconteceu em frente à entrada do shopping, no estacionamento, onde está montada a estrutura para o Rancho Farroupilha que recebe desde o início do mês uma série de apresentações.

Ao longo do dia a celebração contou com apresentações de invernada. Durante a chegada da Chama, o vice-prefeito de Pelotas e a Banda do Exército tocaram o hino do Rio Grande do Sul, emocionando o público de milhares de pessoas que prestigiou a ação.

A preocupação foi dos detalhes da decoração até o respeito às tradições, levando ao shopping um verdadeiro ambiente de um Rancho durante a Semana Farroupilha. Em sua fala, Idemar Barz destacou a parceria entre a prefeitura, o shopping e a 26ª Região Tradicionalista. “Que possamos cada vez mais divulgar a nossa tradição em todos os espaços, por isso agradeço aos administradores do shopping pela iniciativa”, afirmou.

Para o Gerente Geral do Shopping Pelotas, Alex Rumbelsperger, tornar real algo tão histórico é um privilégio. “É uma honra trazer para o shopping a cultura gaúcha, pois esse é um espaço de referência em toda região”, destacou.

Já Simone Ponce salientou a importância da iniciativa. “É uma grande conquista fazer parte de toda essa história e prova que o shopping é cada vez mais parte da vida da cidade e da região como uma extensão da casa de cada um”, disse ela durante a cerimônia da chegada da Chama.

Valorização à Costa Doce

Ainda durante o sábado houve a inauguração do Painel da Costa Doce, um espaço dedicado a valorizar os 23 municípios que integram a região da Costa e contou com curadoria de Carlos Souza Gonçalves, Presidente dos Cavaleiros da Costa Doce. O painel foi desenvolvido para enaltecer as potencialidades da região, por isso cada cidade é representada no painel através de uma fotografia e ainda uma explicação sobre a região.

Para Carlos Gonçalves, a iniciativa do shopping é histórica e necessária. “Nós, que defendemos a nossa tradição, precisamos mais do que nunca que a iniciativa privada esteja conosco”, declarou ele, agradecendo ao empreendimento. “Aqui, temos pessoas que transformaram sonhos em realidade”, salientou, destacando também que a região possui potencial para desenvolver o turismo e a economia.

A programação do Rancho Farroupilha Shopping Pelotas seguirá até o dia 20 de setembro, quando a Chama será extinta no local. Até lá, a proposta da administração do empreendimento é oferecer cultura e lazer através do tradicionalismo para todas as idades, destacando o shopping como um espaço de integração para a comunidade de todo o sul do estado.

Sobre a AD Shopping

A AD Shopping, maior administradora independente de shopping centers do País, está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é composto por empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 27 anos de experiência em planejamento, comercialização e gestão de shopping centers. Saiba mais em www.adshopping.com.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Agências da Caixa abrem mais cedo nesta terça
Duas pessoas morrem em acidente na ERS 446 na Serra gaúcha
Pode te interessar