Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2025
A chaminé é um dos principais símbolos do Conclave
Foto: Reprodução de vídeoBombeiros instalaram nesta sexta-feira (2) na Capela Sistina, no Vaticano, a chaminé que anunciará o novo papa. O procedimento marca o início dos preparativos para a escolha do sucessor de Francisco, que morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos.
O Conclave, reunião dos cardeais da Igreja Católica para eleger o novo pontífice, começará na quarta-feira (7). A Capela Sistina está fechada para visitação do público em razão dos preparativos para a eleição do líder da Igreja Católica.
A chaminé é um dos principais símbolos do processo. Dela, sairá a fumaça que informará ao mundo o andamento da votação. Fumaça preta indica que não houve consenso entre os 135 cardeais votantes. Já a fumaça branca confirma que o novo papa foi escolhido.
A fumaça é gerada pela queima das cédulas de votação. Cada cardeal escreve o nome do candidato. Para a eleição ser válida, é necessário o apoio de pelo menos dois terços dos cardeais presentes. A fumaça escura pode aparecer mais de uma vez até que o consenso seja alcançado.
Os dois últimos Conclaves, realizados em 2005 e 2013, terminaram no final do segundo dia de votação. Na história da Igreja Católica, porém, já houve eleições que duraram semanas.