Quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 18 de maio de 2019
O chanceler federal da Áustria, Sebastian Kurz, pediu, neste sábado (18), que sejam realizadas eleições antecipadas no país. Além disso, ele anunciou a dissolução de sua coalizão de governo. As decisões foram tomadas após a renúncia de seu vice, Heinz-Christian Strache, devido à divulgação de um vídeo que mostra Strache em atos de suposta corrupção.
Durante pronunciamento televisivo, Kurz pediu que o presidente austríaco, Alexander Van de Bellen, defina uma data para as novas eleições “o mais cedo possível”.
O vice de Kurz é líder do Partido da Liberdade (FPÖ) de ultra direita. Ele renunciou ao cargo neste sábado, mas negou ter infringido a lei em algum momento. No vídeo divulgado pela imprensa alemã, Strache aparece oferecendo contratos governamentais, em troca de apoio ao seu partido nas eleições parlamentares de 2017.
“Após o vídeo de ontem, preciso dizer honestamente que basta”, disse Kurz, após outros escândalos que tensionaram a parceria do seu Partido Popular Austríaco (ÖVP), com o FPÖ.