Quarta-feira, 21 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 15 de julho de 2021
Um dos chapéus de Napoleão Bonaparte será leiloado, dois séculos após sua morte. O anúncio foi feito em Paris, na França, nesta quinta-feira (15), pela Sotheby’s, que organiza leilões e vendas de artigos de arte e luxo. A ação foi organizada em homenagem ao bicentenário de morte do imperador francês. O artefato histórico é de feltro negro de dois bicos e a estimativa é atingir o valor de 400 mil a 600 mil euros (o equivalente a 2,3 milhões de reais a 3,5 milhões de reais).
O leilão está programado para acontecer no mês de setembro e será dedicado a Napoleão. Segundo a leiloeira Sotheby’s, acredita-se que o chapéu “bicorne” tenha viajado com o imperador em sua campanha de 1807 e estava com ele “enquanto assinava os Tratados de Tilsit”, que decretaram o fim da guerra e dividiram a Europa entre a França e a Rússia.
O chapéu foi comprado ainda em 1814 pelo político e aristocrata Sir Michael Shaw Stewart, que levou o artefato para a propriedade de sua família em Ardgowan, na Escócia. Com o tempo, o “bicorne” de Napoleão foi passado de geração em geração.
As vendas vão oferecer um amplo panorama, de acordo com a Sotheby’s, com obras que abrangem dois séculos de história da arte e todos os campos: do século XIX à arte contemporânea, escultura, peças de prata, móveis, porcelana, joias e fotografias do imperador e de seus entes.
Com a iniciativa, a empresa inaugura uma nova série, batizada de Les Arts sous Influence (em tradução literal para o português, “As Artes sob Influência”). Com ela, o objetivo é mostrar “o legado de homens e mulheres ilustres, fascinantes e inspiradores que deixaram sua marca nas artes”, diz a Sotheby’s.
A escolha de Napoleão Bonaparte, afirma a leiloeira, é a “lembrança de uma figura extraordinária”. “Além dos aspectos militares, políticos e administrativos de sua vida, Napoleão dominou as artes de seu tempo, traçando os contornos de uma nova estética destinada à expressão de sua própria glorificação”, escreve a Sotheby’s, ao descrever o leilão em seu site.