Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 3 de janeiro de 2020
O Instagram começou a denunciar conteúdos potencialmente falsos no Brasil. O serviço pretende reduzir o alcance das notícias falsas na plataforma em parceria com agências de checagem de fatos. Desde maio de 2019, os usuários dos Estados Unidos contam com essa iniciativa de combate à desinformação e, desde dezembro do ano passado, os brasileiros também podem se deparar com um aviso de “informação falsa” em algumas publicações.
De acordo com comunicado do Instagram, se o conteúdo for classificado como falso ou parcialmente falso por uma das agências de checagem de fatos, a distribuição da publicação será reduzida na aba de pesquisas e nas buscas pelas hashtags. O conteúdo também será identificado com uma tela de aviso, e os usuários poderão escolher se querem ou não ver aquele conteúdo, seja no feed, stories ou nas mensagens diretas.
O internauta também tem a opção de ver o motivo de a publicação ser considerada falsa pelo Instagram. Ao clicar no botão “Ver por quê”, é aberta uma aba mostrando qual agência checou a notícia e outras informações sobre o conteúdo falso.
Tecnologia para descobrir fake news
O Instagram usa a tecnologia de aprendizado de máquina (“machine learning”) para encontrar outras eventuais publicações que tenham conteúdo classificado como falso e aplicar a tela de aviso.
“Também tornaremos mais difícil encontrar conteúdo de contas que repetidamente publicam conteúdos classificados como falsos, retirando-os da aba Explorar e das Hashtags”, informou a empresa. Para ajudar nesse combate a fake news, a plataforma já implementou o botão “informações falsas” na ferramenta de denúncias.
“Desinformação baseada em fotos e vídeos tem se tornado cada vez mais um desafio em nossa indústria e é algo que temos nos dedicado a combater”, disse o comunicado.
Segunda conta
O Instagram permite criar mais de uma conta sem a necessidade de sair do perfil que está ativo no app no celular Android ou iPhone (iOS). O recurso é útil para quem precisa de uma segunda conta para fins profissionais, por exemplo. A nova conta pode ser vinculada à sua conta principal ou separada, com uma nova senha. Os dois perfis permanecem conectados ao aplicativo e são alternados de forma simples e rápida.