Sábado, 03 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Chegada de ar polar derruba ainda mais as temperaturas

Compartilhe esta notícia:

Conforme dados analisados pelos meteorologistas serão, ao menos, cinco dias seguidos com mínimas entre 0ºC e 3ºC em Porto Alegre. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

O Sistema Ceic-Metroclima ressalta que as condições de frio intenso em Porto Alegre se mantêm no final desta semana, inclusive acentuando-se.

O alerta para temperaturas muito baixas segue, já que reforços de ar polar continuam chegando ao Sul do Brasil.

Na quinta-feira, 9, foi registrada a madrugada mais fria do ano. Na Lomba do Pinheiro, a estação meteorológica do Metroclima marcou 1,4°C às 6h50min, menor marca desde 2013 na cidade.

Nesta sexta-feira, 10, a mínima foi de 3,5°C na Glória, às 4h50min. Mas os termômetros devem voltar a cair, já que está se iniciando uma sequência de dias com temperatura mínimas negativas, extremamente baixas e muito abaixo do que é normal mesmo para esta época do ano na Capital.

Conforme os dados analisados pelos meteorologistas serão, ao menos, cinco dias seguidos com mínimas entre 0ºC e 3ºC em Porto Alegre.

Entre hoje e amanhã, chega um segundo reforço de ar polar com correntes de vento originadas na Península Antártica e que virá acompanhado de vento que deixará a sensação térmica abaixo de zero em alguns momentos no sábado. Este reforço de ar gelado ainda deixará as tardes com máximas baixas até domingo, mesmo com a presença do sol.

Ao menos até a metade da próxima semana são esperadas madrugadas muito frias em Porto Alegre, apesar das tardes mais amenas e agradáveis a partir de segunda-feira, 13.

O Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic) reforça que o frio será suficientemente intenso para representar risco de vida à população de rua e que está exposta à temperatura extremamente baixa.
Geada é esperada em diversos bairros da cidade nas noites mais geladas com vento calmo e céu claro, como hoje, e de domingo, 12, a terça-feira, 14. Somente no começo da segunda metade de junho é que a temperatura pode entrar em elevação.

Previsão do tempo para os próximos dias:

Sexta-feira (10/6): Muito frio ainda em Porto Alegre. O sol aparece, mas haverá ingresso de nuvens que podem deixar o céu até nublado a encoberto na segunda metade do dia. Não se afasta até chuva à tarde ou à noite. Madrugada gélida com mínimas de 2ºC a 4ºC nos bairros mais frios e alta probabilidade de geada, até moderada em alguns pontos, em bairros do Sul, Leste e Norte da cidade. Tarde com marcas ao redor de 12ºC a 14ºC. Vento sopra fraco a moderado se intensificando com chance de rajadas e muito baixa sensação térmica.

Sábado (11/6): Potente pulso de ar polar ingressa na região de Porto Alegre. Dia muito frio com temperatura baixa em todos os turnos. O sol aparece com nuvens. Vento fraco a moderado com algumas rajadas, trazendo sensação térmica abaixo de zero em alguns momentos. Frio muito intenso nas áreas mais altas da cidade, onde a temperatura será muito baixa o dia todo. Mínimas em Porto Alegre nos pontos mais altos de 2ºC a 4ºC e máximas na maioria dos bairros apenas entre 12ºC e 13ºC e que sequer pode superar os 10ºC nos cumes dos morros mais altos da cidade. Vento impedirá formação de geada.

Domingo (12/6): Será um Dia dos Namorados gélido em Porto Alegre. O núcleo da potente massa de ar gelado de origem antártica segue influenciando a área da Capital e será mais uma jornada de muito frio. Jornada ensolarada. Mínimas de 0ºC a 2ºC e máximas de 13ºC a 15ºC na maioria dos bairros. Alerta de frio muito intenso com marcas abaixo de 5ºC durante a Maratona de Porto Alegre. Vento fraco a por vezes moderado. Provável geada ao amanhecer nas zonas Leste, Norte e Sul da Capital e ainda em áreas verdes de parques próximos da área central

Segunda-feira (13/6): Dia de sol e ainda muito frio na cidade de Porto Alegre. A Capital terá outra madrugada gélida com marcas de 0ºC a 2ºC e provável formação de geada em muitos bairros das zonas Sul, Leste e Norte, além de áreas verdes da parte central da Capital. A tarde terá máximas bem mais altas com o ar seco e o gradual enfraquecimento do ar polar, em geral, de 15ºC a 17ºC nas diferentes áreas da cidade.

Terça-feira (14/6): Ar muito seco favorece enorme amplitude térmica e traz um dia de tempo ensolarado. Madrugada ainda muito fria com mínimas de 2ºC a 4ºC nos bairros mais periféricos, onde pode ter geada, e uma tarde bastante agradável em que as máximas devem ficar ao redor de 20ºC.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Preso suspeito de estuprar sobrinha de 5 anos
Pais de estudante morta ao cair de escada em universidade serão indenizados
https://www.osul.com.br/chegada-de-ar-polar-derruba-ainda-mais-as-temperaturas/ Chegada de ar polar derruba ainda mais as temperaturas 2016-06-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar