Domingo, 15 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 2 de maio de 2021
O Chile vai acelerar seu programa de vacinação contra o coronavírus, garantindo maior oferta de doses para alcançar a população mais jovem, que atualmente tem alto índice de contágio, disse o presidente do país, Sebastián Piñera. Segundo ele, nas próximas duas semanas toda a população saudável entre 35 e 44 anos será vacinada.
Durante uma apresentação sobre a situação da covid, o presidente informou que foi assinado acordo para entrega de 3 milhões de doses adicionais da vacina chinesa Sinovac, que tem sido a principal fornecedora do plano de imunização do país.
“A maior segurança no fornecimento de vacinas permite-nos anunciar que vamos acelerar o nosso programa de vacinação para chegar, o mais rapidamente possível, às gerações mais jovens, que estão sendo as mais contaminadas”, afirmou Piñera.
O subsecretário de Relações Econômicas Internacionais, Rodrigo Yáñez, explicou que as 3 milhões de novas doses da Sinovac devem chegar durante o mês de maio. Mais 1 milhão chegaria em junho. A meta do governo chileno é atingir 80% da população-alvo – 15 milhões de pessoas – no primeiro semestre.
Até o momento, o Chile imunizou 8,13 milhões de pessoas com a primeira dose de vacinas, e 6,73 milhões com a segunda. O Chile soma mais de 1,2 milhão de casos e mais de 26 mil mortes pela covid-19.
Proibição de viajantes
A Nigéria decidiu proibir a entrada de viajantes procedentes da Índia, do Brasil e da Turquia, em meio à preocupação com a disseminação do novo coronavírus nesses países, disse o comitê presidencial de acompanhamento da pandemia neste domingo (2).
“Portadores de passaportes não nigerianos e não residentes na Nigéria que tenham visitado o Brasil, a Índia ou a Turquia nos 14 dias anteriores à viagem para a Nigéria, terão sua entrada negada no país”, afirmou Boss Mustapha, presidente do comitê, em comunicado. A proibição entrará em vigor no próximo dia 4.
A Nigéria anunciou 43 novos casos confirmados de covid-19 neste sábado (2), totalizando 165.153, com 2.063 mortes até o momento.
Hospitais, necrotérios e crematórios indianos estão sobrecarregados, com o país relatando mais de 300 mil casos diários por mais de dez dias consecutivos. No Brasil, novos casos da doença caíram um pouco após o pico do fim de março, mas permanecem altos para os padrões históricos. O total de mortes no país perde apenas para os Estados Unidos.
A Turquia impôs lockdown completo em todo o país na quinta-feira (29), com duração até 17 de maio, para conter um aumento nas infecções e mortes pelo novo coronavírus. O país registra o quarto maior número de casos do mundo.