Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 25 de setembro de 2016
A China inaugurou neste domingo (25) o maior radiotelescópio do mundo, com uma bacia de 500 metros de diâmetro, com o qual espera contribuir para a pesquisa do universo, informou a imprensa oficial do país.
O radiotelescópio, conhecido como FAST, fica em uma região montanhosa da província de Guizhou. Sua construção, que começou em 2011, terminou no início de julho. A bandeja é formada por 4.450 painéis, que constituem uma superfície equivalente a 30 campos de futebol, e seu meio quilômetro de diâmetro supera em muito o de Arecibo (Porto Rico), que com seus 305 metros era, desde 1963, o maior radiotelescópio do mundo.
O orçamento do projeto foi de 1,2 bilhões de iuanes (US$ 180 milhões). Para a construção foi necessário retirar 9.000 moradores da região, enquanto os que ficaram em seus arredores têm limitado o uso de dispositivos de telecomunicações (como telefones celulares) para não interferir com as operações do radiotelescópio.
O radiotelescópio será usado para analisar ondas procedentes do espaço a fim de ajudar na compreensão do universo e também na busca de vida extraterrestre.