Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Chocolate Lugano comemora 40 anos

Compartilhe esta notícia:

Foto: Gemelo

 

lugano-barrinhas-03

Fundada em Gramado no dia 26 de Setembro de 1976, a fábrica de chocolates Lugano teve seu nome inspirado na cidade suíça de mesmo nome localizada no cantão italiano do país, também uma homenagem às origens do fundador Lauri Casagrande. Em 1985 a empresa foi adquirida por Renaldo Schwingel e rapidamente começa a crescer, aumentando de três para doze o número de funcionários e passando de 500Kg para 2 toneladas/mês sua produção de chocolate.

Ao longo dessas quatro décadas, a Lugano foi responsável por algumas decisões que mudaram a história da fabricação de chocolate na região. Na mudança para sua atual fábrica em 1992, foi a primeira a utilizar um revolucionário computador. Suas exclusivas caixinhas com oito barrinhas eram vendidas para as redes hoteleiras de Gramado e Porto Alegre.  O formato também era adquirido por companhias aéreas como a Varig e posteriormente, pela TAM.  Em 1994 incorpora um importante diferencial, sendo a primeira fábrica de chocolate a produzir ‘figuras’. A inspiração veio de uma viagem de negócios à França e Bélgica – pelo SEBRAE – e a aquisição de formas nos mais diversos formatos. Inova no conceito de loja e em 1999 inicia a inédita prática do self service – aumentando 40% nas vendas.

Em 2001 a Lugano realiza um elevado investimento na aquisição da sua primeira máquina de fazer chocolate. O diferencial, também inédito na região, foi a capacidade de produzir o próprio chocolate. A intenção foi a de mudar tudo, aprimorar as receitas e passar a ter controle total na produção.  Nos derivados de cacau, por exemplo, as marcas industrializadas utilizam 25 a 27%, mais açúcar e leite em pó, entre outras compensações. Com a máquina própria a Lugano passou a utilizar 38%, a mesma quantidade dos fabricantes europeus. Foi o salto de qualidade da Lugano e do chocolate de Gramado.

Na sequência, inaugura em 2002 a Loja da Fábrica – a primeira loja temática de chocolate do Brasil – com decoração diferenciada e lúdica, além de amplo estacionamento para atender grupos. O ano de 2007 marca inauguração da loja do condomínio Gramado Boulevard – a terceira em Gramado. Infelizmente, o ano registrou também o falecimento de Renaldo Schwingel, aos 83 anos. Até uma semana antes, Renaldo trabalhou por livre e espontânea vontade na fábrica, sendo o setor de embalagens era o seu preferido.

No ano seguinte, em 2008, acontece a fundação da Rasen Bier. A legítima Cerveja de Gramado integra o Grupo de parceiros do Chocolate Lugano. A Rasen Bier tem capacidade instalada de 150.000litros/mês e conta com cervejaria própria na cidade. O movimentado ano de 2013 marcou a inauguração de mais duas lojas em Gramado e a incorporação dos Licores Aurich ao grupo de parceiros. Vale destacar ainda a inauguração do espaço Le Chef Gourmet, dentro da loja do Gramado Boulevard, onde o visitante pode “inventar” o seu próprio chocolate.  Ainda em 2013, a Lugano estabelece um projeto para expansão da marca e intensifica o licenciamento para lojas em todo o Brasil. Atualmente conta com 15 lojas.

Inaugura o Mundo de Chocolate em 2015, o primeiro e único parque de chocolate das Américas.  São mais de 200 peças esculpidas em chocolate maciço, distribuídas ao longo de um complexo de 3 mil metros quadrados. Destaque para a Torre Eiffel com 4,22 metros de altura, a mais alta do parque.  O local conta também com uma mini fábrica do chocolate Lugano, cafeteria e a loja conceito da marca – a mais moderna do Grupo.

Ao longo destes 40 anos, a Lugano alcançou uma linha de mais de 300 produtos produzidos, cerca de 500 itens para venda, 170 funcionários e capacidade para produção de 35 toneladas/mês.  E, em meio às comemorações, os planos para o futuro são vários.  Ainda em 2016 a Lugano vai lançar uma linha de barras com recheio. Segundo o diretor Enor Francisco Terres da Luz, mais conhecido como Chico da Lugano, “a certeza é continuar inovando e proporcionando as delícias que só a nossa fantástica fábrica de chocolates é capaz de realizar.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Saque e Pague aumenta sua rede de parceiros com a entrada do Banco Mercantil
PopStop e Neugebauer juntas no palito
https://www.osul.com.br/chocolate-lugano-comemora-40-anos/ Chocolate Lugano comemora 40 anos 2016-09-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar